Notícias

Em Belém, Arquivo Público promove palestra pelo Dia do Arquivista

A ação visa informar sobre a importância da arquivologia para a preservação dos documentos públicos
Por Quezia Dias (SECULT)
17/10/2022 13h33

O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) realiza, na próxima quarta-feira (19), a palestra “O papel dos arquivos na promoção da justiça social: Uma análise dos arquivos públicos sediados na cidade do Rio de Janeiro”, com início às 14h30, em Belém. A atividade, realizada no salão principal do prédio, é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e é aberta ao público em geral.

A palestra é referente ao Dia do Arquivista, comemorado no dia 20 de outubro, e receberá como ministrante a professora Natália Bolfarini Tognoli, integrante do departamento e do programa de pós-graduação em Ciências da Informação na Universidade Federal Fluminense (UFF), que possui uma vasta experiência acerca dos arquivos públicos da cidade do Rio de Janeiro.

O propósito da ação é informar a importância da arquivologia para a preservação dos documentos públicos, assim como para o cumprimento das políticas sociais. De acordo com o diretor do Arquivo, Leonardo Torii, a palestra reforça o papel fundamental do arquivista para a sociedade, principalmente para os grupos marginalizados.

“O arquivista é a peça fundamental entre a disponibilização das informações e os usuários de arquivos, interferindo diretamente na forma como o público em geral acessará os documentos. A palestra visa refletir a ação e as potencialidades dos arquivos públicos para o fomento de políticas de justiça social, principalmente para grupos que foram silenciados historicamente”, finalizou o diretor.