Notícias

Secult realiza palestra em alusão ao Outubro Rosa, no Teatro Gasômetro

A campanha esclareceu dúvidas sobre a doença, sintomas e cuidados contra o câncer de mama
Por Quezia Dias (SECULT)
18/10/2022 14h35 - Atualizada em em 16/11/2022 15h22

Pelo combate e prevenção do Câncer de Mama, o núcleo psicossocial da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promoveu, na manhã desta terça-feira (18), uma ação alusiva ao Outubro Rosa para as servidoras da secretaria, em parceria com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). A realização aconteceu na Estação Teatro Gasômetro, localizada no Parque da Residência, às 9h30.

A atividade começou com uma sessão de yoga terapêutica elaborada por Jacira Magalhães e, após a aula, ocorreu uma roda de conversa ministrada pela enfermeira Michele Monteiro, da Sespa, que conscientizou as participantes sobre os cuidados, sintomas e os tratamentos da doença – além de esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama, os índices de diagnósticos nacional e estadual e a faixa etária mais recorrente.

A iniciativa é fundamental para o autocuidado, o reconhecimento dos sintomas e incentivo às consultas periódicas de prevenção da saúde, reforça Michelle. De acordo com a enfermeira, as políticas públicas de saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, contribuem para que a atividade física e a alimentação também sejam destaque de bem estar.

“É um momento de lembrarmos as mulheres, também, de fazerem sua mamografia. A partir dos 40 anos, é interessante ir com o profissional médico. Ele vai ver se o ideal é a mamografia ou a ultrassom e, a partir dos 50 anos, é interessante fazer a mamografia pelo menos a cada dois anos”, explicou.


O câncer de mama é o incidente que mais atinge mulheres no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Falar das causas e dos cuidados da doença no ambiente de trabalho é importante para despertar nas mulheres o interesse pela própria saúde, reforça a servidora Adma Jordy, da Gerência de Material e Patrimônio (GMP) da Secult.

“Muitas mulheres, às vezes, não se dão conta e nem percebem a necessidade de olhar para si mesma. Ou por dificuldades do dia a dia, do trabalho extensivo, dupla jornada, afazeres domésticos e deixam de cuidar de si mesma. Quando você tem esse despertar em uma palestra, isso é muito importante porque você passa a olhar para situações que você não vê no seu cotidiano”, pontuou.