Equipe da Secult faz visita técnica no Lago dos Botos, espaço que sediará novo Complexo Cultural

21/10/2022 15h59

O novo Complexo Cultural de Alter do Chão está em fase de estudo preliminar, mas para a cacica Neca Borari, já é uma realidade. Nesta sexta-feira (21), a líder das Borari, cacicado formado somente por mulheres em Alter do Chão, Santarém, destacou a importância do espaço para a valorização da cultura local. O forte depoimento foi proferido durante a visita técnica realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com representantes de entidades ao local que abrigará o Complexo.

"Sou muito grata por terem primeiro nos procurado para realizarmos juntos esse sonho. Essas conversas são muito importantes e a expectativa é muito grande. Eu imagino e já vejo tudo pronto. Serão dias melhores para Alter do Chão, principalmente porque vamos poder mostrar bem melhor para aqueles que por aqui passam e para nossas crianças aquilo que nossos antepassados nos deixaram. Vamos ter um espaço para dizer 'isso é nosso'. A comunidade indígena Borari agradece de coração por se lembrarem de nossas tradições com respeito", frisou a cacica.

A visita técnica foi realizada após a audiência pública, realizada para que a equipe técnica da Secult Pará pudesse apresentar o estudo preliminar, ouvir as sugestões e fazer ajustes no projeto de acordo com as necessidades da comunidade. A caminhada iniciou pelos barracões onde são montados os carros dos Botos participantes do Çairé: Tucuxi e Cor de rosa. Na sequência, o grupo seguiu para o espaço onde ocorre o festival e no qual será construído o Complexo Cultural Alter do Chão.

"Esse reconhecimento da área in loco é essencial para embasar a concepção do estudo preliminar. Após escuta com várias lideranças para compreender seus anseios e expectativas, será formado um programa de necessidades que dará subsídio para a construção de um projeto básico", ressaltou o diretor de Patrimônio da Secult, Helder Moreira.

Além de Neca Borari e outros representantes de associações locais, participaram da ação a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), Karina Moriya; o diretor de Patrimônio, Helder Moreira; o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Armando Sobral; o arquiteto da Secult, Rodolfo Castro; o secretário Municipal de Cultura de Santarém, Luís Alberto Figueira (Pixica), e o presidente do Çairé, Cleuton Von.

Para o secretário Municipal de Cultura de Santarém, Pixica, a comunidade de Alter do Chão almeja há muito tempo uma infraestrutura do tamanho que o Çairé merece. "Com a execução desse projeto, teremos muita oportunidade para a mão de obra de Santarém e especialmente de Alter. Além disso, será fundamental para a manutenção da nossa cultura e do exercício de transmitir aos mais novos o que nós aprendemos com nossos antepassados", finalizou o secretário.