Dia do Audiovisual e Dia da Animação são celebrados com programação no Museu da Imagem e do Som

27/10/2022 16h15 - Atualizada em em 16/11/2022 15h23

Em alusão ao Dia internacional do Patrimônio Audiovisual - comemorado nesta quarta-feira (27) - e ao Dia Internacional da Animação, celebrado dia 28, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), realiza nesta quinta (28) a ação “Projeção comentada”. A iniciativa receberá o público gratuitamente e acontecerá às 10h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Centro Cultural Palacete Faciola, em Belém.

Durante a programação serão exibidos e comentados os curtas paraenses “Menino Urubu”, de Roberto Ribeiro, e “A onda - festa na Pororoca”, de Cássio Tavernard. De acordo com a diretora do MIS, Tainah Jorge, a ação inaugura uma nova gama de possibilidades que passarão a ser produzidas no Centro Cultural Faciola, no âmbito do MIS.

“O objetivo é integrar as datas e reafirmar a importância do produto fílmico nacional e paraense, assim como a animação. Queremos que as programações de exibições comentadas sejam possibilidades de diálogo sobre obras, sobre o fazer audiovisual, o olhar técnico, a cadeia produtiva da imagem e do som dentro do prisma global cultural e as suas representações simbólicas, identitárias e memoriais. É um convite para que a sociedade paraense mergulhe, experiencie e se aproprie da cultura e da memória de imagem e som do Pará”, frisou a diretora do MIS.

Cássio Tavernard, diretor do curta “A onda - festa na Pororoca”, explica que as produções escolhidas para esse primeiro momento são precursoras do movimento de animação em Belém. “‘A onda - festa na Pororoca’ é considerada a primeira animação autoral de ficção daqui. Antes disso, tínhamos apenas animações para publicidade. Esse foi meu primeiro trabalho como cineasta, abriu muitas portas profissionais para mim e por isso é muito especial. É uma adaptação de um texto de teatro de Adriano Barroso, que foi escrito para a Fundação Curro Velho”, explica.

O curta conta a história de uma festa no fundo do rio, organizada para esperar a passagem da Pororoca. No filme, o peixe poraquê, que liga aparelhagem, desapareceu e o candiru, o caranguejo e o camarão vão atrás dele para religar a aparelhagem e a iluminação da festa. Nesse contexto, surgem dois surfistas de fora para pegar onda na Pororoca e encontram uma ribeirinha - tia Filica - que conta para eles a lenda que envolve a onda amazônica.

Já no curta “Menino Urubu”, o público é apresentado a Carniça, um garoto abandonado em um lixão quando era bebê e foi criado por um casal de urubus. À medida que vai crescendo, o menino começa a questionar a própria identidade, por se achar diferente da família e não conseguir voar.

Serviço: A projeção comentada: “Menino Urubu” (Roberto Ribeiro) e “A onda - festa na Pororoca” (Cássio Tavernard)

Data: 28/11, às 10h

Local: Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola