Notícias

Preamar da Consciência Negra promove arte e oficinas em espaços públicos estaduais

A vasta programação gratuita oferecida pela Secult exalta a luta, a identidade e as manifestações artísticas de negros e negras no Pará
Por Josie Soeiro (SECULT)
04/11/2022 12h42 - Atualizada em em 16/11/2022 15h22

Um dos eventos mais importantes da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) deve ocupar no mês de novembro diversos equipamentos públicos durante o Preamar da Consciência Negra. A iniciativa tem por objetivo a valorização e o fortalecimento da cultura negra, por meio de exposições, oficinas, exibição de filmes, apresentações musicais e rodas de conversa. Toda a programação é gratuita.

A programação foi aberta nesta quinta-feira (03), na Igreja de Santo Alexandre – centro histórico de Belém -, com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de construção do Museu da Consciência Negra. A partir do dia 04 (sexta), o público poderá conferir a exposição “O Negro na História e na Cultura do Pará”, no hall do Museu de Arte Sacra (MAS), até 04 de dezembro, sempre de terça-feira a domingo, das 09 às 17 h, horário de funcionamento do Museu.

A mostra traz obras do acervo do Museu e da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, além da projeção de imagens fotográficas de profissionais paraenses, como Bárbara Freire, Yuri Amorim e Úrsula Bahia.

No dia 06 (domingo), das 09 às 17 h, na Praça da Fonte, próximo ao Píer da Casa das Onze Janelas, ocorrerá o Preamar da Criatividade - Novembro da Consciência Negra, realizado em parceria com o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa). Nesta edição, o Cedenpa fez a curadoria de 23 empreendedores que trabalham com confecções de ecobags, roupas customizadas, acessórios artesanais e vendas de alimentos. A Feira Criativa também contará com apresentação musical do grupo de carimbó Frutos da Terra e de Marcelo Ramos & Araponga Cry Music.

No dia 20, o MAS vai promover uma visita temática com ênfase na presença negra no Museu de Arte Sacra.

Audiovisual - Este ano, o Preamar da Consciência Negra também inclui uma programação audiovisual, com exibição de filmes no auditório Eneida de Moraes – no Palacete Faciola, sob a coordenação do Museu da Imagem e do Som (MIS). No dia 09, haverá Projeção comentada: Patrimônio Vivo - Negros e Mulheres no Audiovisual Amazônico, com o filme “O Negro no Pará”, que será debatido pelo diretor do filme, Afonso Gallindo. O documentário traz depoimentos de remanescentes do quilombo de Petimandeua, no Pará, de pesquisadores, artistas e integrantes do movimento negro no Brasil, em busca do percurso dessa investigação histórica da presença negra na Amazônia.

No dia 16, será exibido o filme “Brutos Inocentes”, de Líbero Luxardo. O longa tem duas partes: a primeira conta a história de Inácio, um seringueiro que luta para sair do regime de semiescravidão, e guarda o sonho de extrair uma grande quantidade de borracha para ir embora com sua filha, Joana. A segunda parte tem como cenário a Basílica Santuário de Nazaré, e conta a história de um casal branco que tivera um filho negro, e traz a criança para acompanhar o Círio esperando que o menino se torne branco.

No dia 23, a programação terá o filme “Marias da Castanha”, de Edna Castro. O documentário traz o dia a dia das operárias das empresas de beneficiamento e exportação de castanha-do-pará, e todo o processo de produção do fruto pelas operárias. No dia 30, haverá a exibição do filme “Mulheres de Mamirauá”, de Jorane Castro, documentário que descreve a importante função da mulher na sociedade do ecossistema de várzea. O filme revela, ainda, uma visão original sobre Mamirauá, um dos lugares mais preservados da Amazônia, onde se respeita e se aprende com a natureza. A atividade é gratuita, e ocorrerá sempre as 10 h, no auditório Eneida de Moraes, que tem capacidade para até 80 pessoas.

Em Icoaraci - De 11 a 13 de novembro, das 17 às 20 h, a Estação Cultural de Icoaraci (distrito de Belém) recebe o III Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus, uma realização do Cine Diáspora em parceria com a Secult.

Nos dias 18, 19 e 20, das 15 às 17h30, a Estação terá oficinas de danças afro, técnicas de tranças Nagô, turbantes e artesanato. No dia 19, as 19h30, o local receberá a exposição e o show “Batuques, por entre rios e matas”. Já no dia 20, as 18 h, haverá o show “Batuques, por entre rios e matas” e desfile com o resultado das oficinas.

Resistência e liberdade - O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) também realizará uma série de atividades para marcar o mês da Consciência Negra, dentro e fora de sua sede. No dia 17, as 09h30, o órgão levará para a Sede da Associação do Território Quilombola do Abacatal, em Ananindeua, a exposição “Quilombos ilhas de resistências e de liberdades: Registros documentais do Arquivo Público”.

No dia 18, também a partir de 09h30, a mesma exposição será levada para a Escola Estadual Doutor Freitas, em Belém. No dia 19, as 09h30, na sede do Arquivo Público, ocorrerá a palestra “Belém da Independência: Cidade negra e as agências de escravizados para  sobrevivência e liberdade”, com a professora Bárbara Palha, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em seguida, haverá a palestra “Mulheres africanas, liberdade, justiça e nação em Belém (1700 – 1750)”, com a professora Marley Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Encontro na Casa e no Porto - O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas terá uma edição especial da programação Encontro na Casa no dia 18, as 18 h, com o tema “A representação do negro e do índio na arte contemporânea”. A ação visa promover reflexão sobre a produção, história de vida e representação do negro e do índio nesse cenário artístico. A conversa será com Vânia Leal e artistas participantes do Salão Arte Pará.

O Porto Futuro também vai integrar o Preamar da Consciência Negra com a Feira Preta, que privilegia a criatividade de empreendedores negros e negras. Nos dias 19 e 20 de novembro, a programação contará ainda com a apresentação de grupo de capoeira, oficinas de técnicas de tranças Nagô e turbantes, além de apresentações artísticas do Grupo Toro Açu e Bloco Axé Dudu. Com a curadoria do Cedenpa, a programação terá atrações durante todo o dia.

Eventos na UsiPaz - O Preamar da Consciência Negra também se estenderá às Usinas da Paz. De 07 a 19 de novembro, sempre as 18 h, a UsiPaz do Bengui terá oficina e apresentação de capoeira do Grupo Acanp. No dia 19, as 19 h, também haverá apresentação de capoeira da Acanp.

A UsiPaz do Jurunas/Condor ofertará oficina de Breaking, com Thaysa Magalhães, de 07 a 09 de novembro, a partir das 18 h. De 10 a 19, a partir de 10 h, o espaço vai oferecer oficina de danças afro, com Thaynara Garcia.

No dia 17, as 19 h, a programação será na UsiPaz da Cabanagem, incluindo concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), regida pela maestrina Alba Bonfim, com a participação da solista Edna D’Oliveira. No dia 18, as 16 h, a UsiPaz Icuí-Guajará terá mostra de Breaking e Rap. No dia 18, também a partir de 09 h, haverá atividade na UsiPaz de Marituba, com oficina de Estética afro, ministrada por Bianca Catente. De 21 a 25, o espaço também receberá oficina de Dança afro, com Taynara Garcia.