Dia Estadual do Carimbó é celebrado com roda, exposição e conversa

Mestres e mestras se reuniram na Estação Cultural de Icoaraci
04/11/2022 13h51 - Atualizada em em 16/11/2022 15h22

Nomes importantes do carimbó icoaraciense se reuniram, nesta quinta-feira (3), na Estação Cultural de Icoaraci, para comemorar o Dia Estadual do Carimbó, uma das manifestações culturais mais representativas do Pará. O calendário do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), teve início com a abertura da exposição “Zimba é Festa de Carimbó”, com peças relacionadas ao ritmo, feitas pelos mestres.

A exposição teve curadoria do supervisor artístico, mestre em Artes e professor, Paulo Souza. Entre as peças, foram apresentados banjos recicláveis, instrumentos de sopro feitos com diferentes materiais e provenientes de outros municípios do nordeste paraense, vestimentas de carimbó produzidas com materiais que remetem às festas juninas e são usadas por grupos da comunidade local, entre outros itens.

"Essa exposição é fruto de um projeto do professor Max Soares e procura mostrar o que esses mestres e mestras produzem enquanto instrumentos e vivência dessa manifestação cultural e artística. A ideia não era colocar isso em forma de galeria de museu, mas principalmente de uma maneira que as pessoas pudessem conviver nesse momento com esses instrumentos, com esse objeto patrimonial de uma maneira geral", detalhou Paulo.

Na sequência, mestres e mestras se reuniram para uma roda de conversa que tratou sobre as trajetórias e experiências vividas pelos participantes. Para a mestra Maria de Nazaré do Ó, do grupo Águia Negra, acima de tudo, a data é essencial para congregar várias pessoas que fazem o carimbó no Estado. "Essa manifestação faz parte da minha vida desde que eu era pequena, vi a chegada dos mestres mais antigos que vinham de municípios como Maracanã, Marapanim e Curuçá e fizeram o carimbó se popularizar em Belém. Por isso, é muito importante quando nos encontramos e podemos trocar ideias, nos reaproximar e conversar sobre esse ritmo", destacou a mestra.

Além de Nazaré do Ó, participaram do diálogo os mestres João Ribeiro, do Águia Negra; Ney Lima, do Africanos; Nego Rai, do Carimbó de Icoaraci; Lourival Igarapé; Thomaz Crus, do Africanos; Cláudia Peniche, do Uirapuru e Deia Palheta, do Iaçá de Luta. Para encerrar a noite, os participantes fizeram a tradicional roda de Carimbó “Orquestra de Tambores com os Mestres”, colocando o público para cantar junto.

O diretor da Estação Cultural de Icoaraci, Luciano Gomes, explica que a programação alusiva ao Dia Estadual do Carimbó faz parte do projeto Preamar do Patrimônio, da Secult. "Estamos muito felizes por celebrar esse dia tão importante para a nossa cultura, valorizando a preservação do carimbó como patrimônio imaterial. Reunimos aqui grandes mestres que compõem esse ritmo em Icoaraci, promovendo essa troca de experiências e de talentos paraenses e fortalecendo uma das nossas mais belas manifestações", acrescentou.