Parceria entre Secult e Agência Distrital de Icoaraci garante exibições dos jogos do Brasil

Eventos são proporcionados na orla de Icoaraci, com estrutura de palco, telão e shows artísticos para animar os torcedores antes e após as partidas
29/11/2022 13h20 - Atualizada em em 19/12/2022 15h19

Crianças, jovens e adultos aderiram à ação da Secult e Agência Distrital de Icoaraci de garantir a exibição dos jogos da CopaA orla de Icoaraci recebeu mais uma edição do Fun Fest da Copa, na tarde desta segunda-feira (28), com estrutura de palco, telão e shows promovidos pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, e pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A ação garantiu a exibição do jogo entre Brasil e Suíça, shows musicais após a partida e foi sucesso de público.

Para o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, é uma conquista receber na orla um evento tão grande. “Nós realizamos a primeira edição, na última quinta-feira (24), no jogo entre Brasil e Sérvia, e recebemos mais de 15 mil pessoas na nossa orla. É um evento organizado em parceria com diversos órgãos de segurança pública, Polícia Militar, Guarda Municipal, a Semob, a secretaria de Economia (Secon)", afirmou o agente de Icoaraci.

A alegria estampada no rosto dos torcedores com a vitória do Brasil de 1 x 0 sobre a Suíça, nesta segunda-feira (29)Ele informou que a Secon "tem um grande trabalho na fiscalização para garantir a segurança do espaço para que a gente possa ter um um evento tranquilo e organizado”, disse. De acordo com o agente, por conta do horário (13h), é mais comum que as pessoas deixem para chegar após o jogo.

Ele informou que, na próxima sexta-feira (2), quando a partida terá início às 16h, ele estima um público de mais de 20 mil pessoas. “Na sexta-feira, vamos iniciar duas horas antes e até cinco horas depois do evento estaremos com atração cultural", afirmou Gregório Neto.

Gregório acrescentou que, nesta segunda-feira, "a programação foi aberta com o DJ daqui, às 11h. Após o jogo, tivemos a banda 'Os Brothers'. Esse evento não é só a transmissão de um campeonato de futebol, é um evento para fazer a ocupação de espaço público, que é um grande ponto turístico da nossa Belém e que consegue unir o nosso povo em torno de um bem comum, que é torcer pelo Brasil”, frisou Gregório.

O titular da Secult, Bruno Chagas, reforçou a importância dessa iniciativa inédita. “O futebol faz parte da cultura e da formação do povo paraense e brasileiro. Não é por acaso que nós temos no Estado do Pará, duas das maiores torcidas do Brasil: do Remo Paysandu, além da Tuna e de outros grandes times. E fazer parte da programação que atende a população, nesse caso, a população de Icoaraci é uma grata satisfação do Governo do Estado e Secult, porque contribui para esse grande momento de confraternização, que é a Copa do Mundo''.

"Depois de tudo o que nós passamos, essas ações promovem um grande fomento à cultura, não apenas gerando entretenimento, mas também a oportunidade de estarmos juntos e vivenciarmos essa experiência maravilhosa com amigos e familiares”, pontuou o secretário de Cultura do Pará.