Notícias

Amazônia Jazz Band encerra atividades de 2022 com show e promete novidades

Para o ano que vem, orquestra organiza apresentação com repertório composto de temas de filmes
Por Thaís Siqueira (SECULT)
06/12/2022 12h40 - Atualizada em em 19/12/2022 15h32

Nesta terça-feira (06), às 20h, a Amazônia Jazz Band finaliza a temporada 2022 com um concerto especial no Theatro da Paz. Sob a regência do maestro Eduardo Lima, a big band sobe ao palco com uma homenagem ao samba e as músicas inéditas "Chameleon" e "Count Bubba’s Revenge". Energia pura do início ao fim. A apresentação é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).

Para começar em alto astral, o primeiro número será "Birdland", um grande clássico das big bands mundiais, muito bem executada pela Amazônia Jazz Band. A segunda música será "Rhythm Of Our World", o melhor da música latina que não pode faltar no repertório da Amazônia. Essa música é do grande trompetista mundialmente conhecido Arturo Sandoval. A terceira música é "Chameleon" um super funk, nessa música teremos muitos improvisadores mostrando todo o potencial através de sua criatividade e musicalidade, ou seja, verdadeira festa no palco. 

De acordo com o maestro Eduardo Lima, a quarta canção será "Count Bubba’s Revenge', uma música de grau técnico muito alto. “Em um determinado momento, os naipes vão mostrar todo o seu potencial com toda a orquestra tocando e fica só o naipe de sax fazendo seu solo e depois passa para os trombones fazendo seu solo, e termina com os trompetes sozinhos fazendo seu solo e depois volta toda a orquestra. Uma música com grau de dificuldade altíssimo”, afirmou o maestro.

A quinta música será "Um A Zero", um lindo chorinho de Pixinguinha e Benedito Lacerda, com solo de sax e alto do grande saxofonista da AJB e o mais novo integrante da banda, Marcos Vinícius. A sexta música será "Obsession', com arranjo lindíssimo de um dos maiores pianistas brasileiros chamado Gilson Peranzzetta e solo de sax alto de Elias Coutinho. Como sétima música a AJB fará "Live And Let Die", um clássico da música mundial do grande Paul McCartney. 

O oitavo número será "The Jazz Police", que para impressionar o público, terá inclusive a sirene da polícia sendo executada por incrível que pareça no sax tenor do saxofonista Toninho Gonçalves, com todo o seu improviso. A última música será uma homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro. A AJB executará "Brooklyn High", do incrível Nelson Faria.  

Uma apresentação que encerra o ano de 2022 com muita alegria, técnica e uma energia vibrante para esperar 2023 que promete ser um ano de muitas novidades. “Estamos preparando para o ano novo, entre outras surpresas, os shows temáticos e para dar um spoiler, vem por aí um show só com temas de filmes que promete ser um sucesso. Aguardem!”, disse Eduardo Lima.

Programa

BIRDLAND
Josef Zawinul Arr. Mark Taylor 

RHYTHM OF OUR WORLD
Arturo Sandoval Arr. Richard Eddy & Arturo Sandoval 

CHAMELEON
Herbie Hancock, Bennie Maupin, Harvey Mason & Paul Jackson Arr. Jay Chattaway 

COUNT BUBBA’S REVENGE
Gordon Goodwin 

UM A ZERO
Pixinguinha & Benedito Lacerda Arr. Nailor Proveta 

OBSESSION
Dori Caymmi & Gilson Peranzzetta Arr. Gilson Peranzzetta 

LIVE AND LET DIE
Linda & Paul McCartney Arr. Robert Curnow 

THE JAZZ POLICE
Gordon Goodwin 

BROOKLYN HIGH
Nelson Faria

Serviço:
O concerto da Amazônia Jazz Band ocorre nesta terça-feira (06), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos serão disponibilizados no dia do evento, a partir das 9h, na bilheteria do TP e custarão R$2,00 (dois reais), duas unidades por pessoa/CPF e pelo site www.ticketfacil.com.br. 

Texto: Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz