Notícias

Secretaria de Cultura do Pará (Secult) apoia Circuito Mangueirosa 2023

De 18 a 21 de fevereiro e, ainda, no dia 25, haverá carnaval de rua num palco no Complexo Ver-o-Rio, com música e muita diversão para toda família
Por Josie Soeiro (SECULT)
07/02/2023 14h16 - Atualizada em em 23/03/2023 09h57

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), apoia a terceira edição do Circuito Mangueirosa, projeto que resgatou o Carnaval de rua em Belém durante o feriado da folia de momo. A programação gratuita será realizada de 18 a 21 de fevereiro e também no dia 25, e terá como palco principal o Complexo Ver-o-Rio. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (7), durante coletiva de imprensa realizada no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola.

O circuito traz uma programação com a participação de artistas que trazem em seu repertório a música amazônica, estimular o turismo e movimentar a economia na capital neste período, além de resgatar tradições culturais e o Carnaval de Belém para que volte a ser uma atração turística-cultural da agenda da cidade. Para a diretora de Cultura da Secult, Maria do Céu, apoiar a ação é fundamental para fomentar a cultura no Estado. “Esta iniciativa é fundamental por resgatar uma tradição popular tão expressiva e ao mesmo tempo valorizar os artistas locais com uma programação vasta e diversificada”.

“É muito especial começar o ano de 2023 com o Circuito Mangueirosa, projeto que destaca a
cultura popular paraense através do carnaval de rua, com programação gratuita em um cartão postal da cidade que é o Ver-o-Rio. É importante ter o patrocínio da Equatorial Pará, uma empresa que valoriza nossa cultura e está ao nosso lado na preparação dessa grande festa", explica Renée Chalu da diretoria do Circuito Mangueirosa.

Este ano, em cada data do Circuito haverá um bloco de carnaval. No dia 18 de fevereiro, tem o Bloco Lambateria; no domingo (19), o Bloco Toma Tua Pisa faz sua estreia; no dia 20, é a vez do Bloco Lucha Libre; na Terça-feira Gorda (21), sai o tradicional Bloco Filhos de Glande. A novidade deste ano é o Bloco 'Tchau, Tchau, Amor', que vai desfilar no sábado seguinte, dia 25 de fevereiro, com uma programação de ressaca do Carnaval.

O Circuito contará com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) e do Comitê Arte pela Vida, que estarão presentes para a realização de campanha de conscientização de sexo seguro, distribuindo preservativos e esclarecendo sobre IST’s. A SESPA contará com um caminhão onde também serão feitos testes rápidos para identificação de IST’s.

Infantil - A criançada também terá uma programação especial no sábado, 11 de fevereiro.
Das 9h às 13 horas, a Usina da Paz do Guamá vai receber o Mangueirosinha, o bailinho de
carnaval infantil que terá como atrações os DJs Rebarbada e Blue, além de oficina de
brinquedos com materiais reciclados e atividades e brincadeiras com arte educadores durante toda a programação. A programação é gratuita e aberta à comunidade.