Notícias

Novo Mangueirão vai abrigar o Museu do Futebol no Pará

A Secult começou a ouvir diversos setores para concretizar o projeto, destinado a valorizar e preservar a história dessa modalidade esportiva que suscita paixões em todo o planeta
Por Josie Soeiro (SECULT)
10/02/2023 12h07 - Atualizada em em 23/03/2023 09h57

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), anunciou nesta quinta-feira (09) o Projeto do Museu do Futebol, que ficará no novo Estádio Mangueirão. O espaço será dedicado à promoção e defesa da memória desse esporte no Brasil, com ênfase nos fatos históricos e personagens projetados nos gramados do Pará.

O projeto, que está em fase inicial, pretende valorizar e preservar a história do esporte, mas também a forte relação cultural da população paraense com o futebol. “Nós ainda estamos absorvendo sugestões, fazendo contatos com pessoas que têm na trajetória profissional ou de vida acervos que podem contribuir para que esse espaço de mergulho profundo na história do futebol paraense consiga traduzir essa história que o torcedor tem de amor pelo futebol” disse a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. 

Gestores estaduais e representantes de entidades vinculadas ao futebol participaram do encontro

Representantes de diversas entidades representativas do futebol no Pará participaram do encontro, clubes de futebol profissional , Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da imprensa esportiva. O objetivo é realizar uma construção coletiva do Museu, em parceria com outras instituições.

Interatividade - O projeto foi apresentado pelo diretor do Sistema Integrado de Museus eArmando Sobral apresentou o projeto inicial Memoriais, Armando Sobral, responsável pela Concepção e Curadoria Geral do equipamento. Ele destacou como principal característica do Museu a tecnologia e interatividade que serão disponibilizadas, acrescentando o trabalho de acessibilidade que será desenvolvido. “O Museu do Futebol contará com os equipamentos apropriados para PcDs (pessoas com deficiência), como piso tátil, placas com legenda em braille, dispositivos de audiodescrição, vídeos legendados e mediadores capacitados”, adiantou.

Serão instalados diversos equipamentos de interatividade, como mesas sensíveis ao toque e óculos para experiência de realidade virtual, a fim de tornar o ambiente dinâmico, incentivando os visitantes a percorrerem a história do esporte no Brasil, principalmente no Pará. Esse itinerário conduzirá o público a reconhecer atletas emblemáticos, relembrar os campeonatos, conhecer onde surgem novos ídolos, a ascensão do futebol feminino e muitas outras informações relacionadas à cultura do futebol poe meio de tecnologias interativas, acervos históricos, espaços imersivos, jogos e experiências com a realidade virtual.

Cássio Andrade, secretário de Estado de Esporte e Lazer, destacou as novidades que estarão disponíveis aos torcedores. “Será um espaço que resgata a cultura do futebol brasileiro e paraense. Serão quase 200 metros quadrados, onde o visitante poderá fazer uma imersão em tecnologia interativa, e ver a história e a cultura do nosso futebol. Será um momento ímpar para os nossos torcedores”, enfatizou o titular da Seel.

O Museu contará com 18 eixos temáticos, entre os quais a cultural material do futebol e os clubes do futebol paraense. Segundo o presidente da Funtelpa (Fundação de Radiodifusão do Pará), Hilbert Nascimento, o Museu será um espaço de resgate e preservação da história do futebol paraense. “Acho que é uma oportunidade de compartilhar com a população paraense, todo esse acervo rico que a Funtelpa tem da história. Afinal de contas, desde o final da década de 1970 a Funtelpa vem registrando tudo isso. As finais e outros grandes momentos do futebol”, acrescentou.Hilbert Nascimento, presidente da Funtelpa: compartilhar acervo com a população

Ao final da apresentação, o público fez perguntas e apresentou sugestões ao projeto do novo equipamento de preservação da história e cultura do Pará.

Também participaram da mesa de abertura o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, e o diretor da Federação Paraense de Futebol, André Cavalcante.

Texto: Juliana Amaral - Ascom/Secult