Notícias

Secult, Rádio Margarida e parceiros apresentam bloco “Carnaval Sem Lixo é um Luxo”

Clowns da ONG Rádio Margarida entraram na avenida com muita alegria, acompanhados da equipe de limpeza da Sesan e cooperativas de catadores
Por Josie Soeiro (SECULT)
13/02/2023 14h17 - Atualizada em em 23/03/2023 09h57

Foto: Caroline Torres / Secult

Neste final de semana, dias 11 e 12, o Bloco “Carnaval Sem Lixo é um Luxo” esteve na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, em Belém, apresentando uma divertida ação de conscientização. A iniciativa foi realizada pela ONG Rádio Margarida em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Saneamento do Município de Belém (Sesan), cooperativas de catadores e escolas de samba. 

Ao todo, foram oito apresentações, quatro em cada noite de desfile, com cerca de 15 minutos cada, que ocorreram nos intervalos dos desfiles das escolas de samba. 

Foto: Caroline Torres / Secult

Os clowns da ONG entraram na avenida com muita alegria, acompanhados da equipe de limpeza da Sesan e cooperativas de catadores. Gilson Araújo, coordenação da ação pela Rádio Margarida, explica a escolha de trabalhar a conscientização através do entretenimento, “é de suma importância fazer um trabalho como esse e trazer a alegria, que sensibiliza muito mais o povo, a gente consegue chegar de uma forma mais suave, mais legal e a gente sabe que essa informação através do lúdico é a que mais fica.” 

"Para nós, catadores, é muito importante essa inclusão dentro do carnaval, com a sustentabilidade e limpeza. A gente faz um carnaval mais lindo, mais sustentável. Nós vamos participar desses dois dias para dar o destino final pra toda matéria prima que eles não quiserem", contou a catadora Nádia Gomes, da cooperativa Cotavip.

Foto: Caroline Torres / Secult

Estandartes, fantasias, big bags, dentre outros elementos festivos fizeram parte das encenações que animaram a plateia. De forma lúdica, o grupo estimulou a conscientização a respeito da importância da coleta seletiva e reciclagem, temas importantes para preservação do meio ambiente e qualidade de vida nas cidades. 

Lúcia Silva, tradutora de libras, que estava assistindo aos desfiles, destaca a importância do serviço que foi realizado. “É um trabalho árduo, um trabalho difícil, mas eles estão lá sorrindo. Eu gostei de ver, o ambiente ficou limpo, eles trouxeram uma alegria pra nós e mostraram que são competentes. Parabéns principalmente para os profissionais que merecem respeito e admiração pelo seu trabalho.” 

Foto: Caroline Torres / Secult

A ação ocorreu nos dois dias de desfiles do grupo especial de escolas de samba na Aldeia Amazônica. 

Texto: Juliana Amaral/Ascom Secult