Notícias

Secult realiza Preamar da Criatividade especial em homenagem às mulheres

Iniciativa ocorre neste domingo (05) com serviços gratuitos à população, música, arte e exposição de produtos de empreendedoras locais, e encerra suas ações no dia 26
Por Josie Soeiro (SECULT)
03/03/2023 11h22 - Atualizada em em 22/03/2023 11h19

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

A partir deste domingo (05), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), dará início a uma série de ações em homenagem ao mês da mulher, dentro do calendário do Preamar da Criatividade. Com o tema “Mulheres Empreendedoras da Amazônia”, a iniciativa ocorre de 8h às 18h, na Praça da Fonte - Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com a parceria da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC), da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). 

Neste dia, o acesso aos Museus e Memoriais do Estado será gratuito, e ocorre das 09h às 17h, com o Domingo da Gratuidade - mais uma ação de fortalecimento de acesso aos museus do Estado, promovido pela Secult. Na praça, até às 18h, ocorrerá a feira criativa com empreendedoras locais que deverão expor e comercializar diversos produtos, entre artesanato, artigos de utilidade e gêneros alimentícios. 

Pela manhã, de 08h às 13h, o público poderá contar com atendimentos da Carreta da Saúde do programa TerPaz, que ofertará consultas com ginecologistas e clínicos médicos, testes rápidos de sífilis, Hepatite, ISt e Covid, além de vacinas contra o HPV, o H1N1, a Covid, a Tríplice viral, além de atendimentos odontológicos, palestras preventivas e educativas e encaminhamentos para alguns exames. Essa é uma parceria da Sespa com a Seac.

A partir das 09h, o Ônibus Lilás da SEJUDH estará nas proximidades da praça prestando informações sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, além de orientação jurídica e atendimento psicossocial. 

Márcia Jorge, da Coordenadoria de Integração de Política para Mulheres da Sejudh e do Conselho Estadual da Mulher ressalta a importância de parcerias como essa. “Nós valorizamos imensamente esta iniciativa, compreendendo que nós precisamos aproveitar todas ações ligadas ao fortalecimento, empoderamento das mulheres e, principalmente, é no campo empreendedor. Então essa parceria é fundamental”, frisa. 

A programação cultural terá contação de história, às 10h, com Heliana Barriga, e show com Layse e as Sinceras, às 17h, no péer da Praça da Fonte.

“Vamos fazer um show bem especial, com repertório autoral, muita sonoridade do brega do passado, bolero com músicas do Pará que a gente dança coladinho. Uma música que fala sobre amor de um ponto de vista romântico, da música, uma coisa que a gente trabalha muito, e que eu gosto muito  de compor nessa linha e sempre enaltecendo as mulheres. Acho que a música do passado, daqui da nossa história, ela ficou devendo uma lírica feminina para esse tipo de musicalidade que rola aqui de baile saudade. E a gente sempre canta assim para que as mulheres se amem, se respeitem. É uma frase que sempre digo: O brega é uma mulher de batom vermelho, então nossa inspiração vem da beleza que ela é fora do padrão, da beleza que é do charme da mulher paraense, do jeito com que a gente lida com a vida", destaca a cantora paraense Layse Rodrigues.

Ao longo do mês, a Secult estará presente em outras ações do governo em parceria com outras secretarias em homenagem ao mês da mulher e encerra suas programações no dia 26, com Preamar da Criatividade no Porto Futuro.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará