Amazônia Jazz Band participa das celebrações de um ano da Usipaz Antônia Correa com concerto

Show será realizado no próximo domingo (19), às 18h, com entrada gratuita. Gigi Furtado e Keila estão entre as atrações convidadas.
Por Josie Soeiro (SECULT)
17/03/2023 14h30 - Atualizada em em 17/03/2023 14h33

Para comemorar um ano de criação da Usipaz Antônia Correa, a Amazônia Jazz Band (AJB) apresenta um concerto inédito, com a presença de duas cantoras convidadas, Gigi Furtado e Keila. O show será realizado no próximo domingo (19), às 18h, na Usipaz Antônia Correa, em Marituba. A entrada é gratuita e uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).

O complexo vem trazendo ações de inclusão social em Marituba, região metropolitana de Belém, transformando a vida da comunidade do bairro Nova União. O trabalho se destaca por ser um modelo de política pública articulada e inovadora em todo o Brasil, que busca o fortalecimento comunitário de maneira integrada ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).
De acordo com Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, desde 2019, em alinhamento com as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Pará, a Secult, por meio do Theatro da Paz, vem levando a programação para além dos muros do teatro, oportunizando e dando acesso a cada vez mais pessoas, onde a programação não chegava.

“O nosso público-alvo são crianças, jovens e adultos que vivem nas regiões de maior vulnerabilidade, no entorno das Usipaz construídas pelo Governo do Pará. Nossa intenção é oportunizar a essas pessoas o acesso à música que anteriormente era desenvolvida e apresentada ao público apenas no Da Paz. Dessa forma, pretendemos a formação de plateia, levando uma música que muitas vezes vai ser a primeira vez que será ouvida por grande parte das pessoas”, explicou o diretor.

O concerto inicia com a música ‘Gonna Fly Now’, de Bill Conti, lançada em fevereiro de 1977 com o filme Rock Balboa. A segunda canção será ‘Count Booba Revenger’, com um arranjo de Gordon Goodwin. De acordo com o maestro Eduardo Lima, Gordon Goodwin reúne muitas qualidades. “Ele é pianista, saxofonista, compositor, maestro americano e um dos maiores arranjadores da atualidade”, explicou o maestro. Neste arranjo, os naipes de saxofone, de trombone e de trompete da Amazônia Jazz Band vão mostrar todo o seu virtuosismo.

Em seguida é a vez de ‘Snakes’, com arranjo do compositor, produtor e baixista norte-americano Marcus Miller. Esta composição é um funk que vai ter como solista no sax alto Elias Coutinho, maestro assistente e chefe do naipe de sax da AJB. A próxima canção vai ser ‘Aquarela do Brasil’, um clássico da música brasileira de Ary Barroso. Foi composta no final dos anos 30, e é considerada a fundadora do samba exaltação.

A próxima canção será ‘Quem Não Te Quer Sou Eu’, um grande sucesso da Banda Sayonara, com o arranjo de Daniel Apolaro e interpretação de Gigi Furtado, que também vai mostrar todo o seu potencial vocal em ‘Feeling Good’. A versão original foi cantada pela primeira vez em 1964 e a cantora Nina Simone regravou em 1965. A versão original acabou se tornando a mais conhecida. A canção seguinte será o clássico da música paraense, ‘Foi Assim’, de Paulo André e Rui de Almeida, com o arranjo do paraense Josiel Saldanha, na voz de Gigi Furtado.

“Eu já amava ouvir a Amazônia. Ouvir e cantar com eles é uma alegria dupla. Amei essa nova formação, amo a condução do maestro Eduardo e o considero incrível”, afirmou Furtado, que também revela sua satisfação em se apresentar em uma Usina da Paz. “Eu estou feliz em me apresentar com a Amazônia, mas estou super ansiosa para conhecer o complexo, pois considero que estaremos cuidando da alma das pessoas quando levamos música de qualidade. Música é alimento para a alma. Um viva ao Governo do Pará por esse projeto tão bonito”, avaliou a cantora.

Para finalizar, a próxima canção, ‘Boca de Açaí’, foi composta pela cantora paraense Keila, com o arranjo do guitarrista Kim Freitas e nesta apresentação o solo vocal será da própria Keila, que permanece no palco para encerrar o concerto com uma sequência de ‘Ao Pôr do Sol’, brega marcante de Firmo Cardoso e Dino Souza, consagrada na voz de Pedro Max e ‘Vai Tremer’, música de Keila e arranjo de Kim Freitas. A AJB promete colocar Marituba para tremer.

Serviço

O concerto da Amazônia Jazz Band ocorre neste domingo (19), às 18h, na UsiPaz Antônia Correa, em Marituba. A entrada é gratuita.

Texto de Úrsula Pereira /Ascom Theatro da Paz