Notícias

"Conectando Arquivos", do Arquivo Público do Estado do Pará, inicia ações em Muaná

A programação é gratuita e tem como objetivo a democratização do acesso à informação. Entre as atividades realizadas estão uma mostra, mesa redonda e palestra.
Por Josie Soeiro (SECULT)
24/03/2023 13h35

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Na próxima segunda-feira (27), o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) iniciará o projeto "Conectando Arquivos", edição 2023. A ação terá início no município de Muaná, na Ilha do Marajó, com exposição e palestras, na escola municipal Dr. José Malcher. A iniciativa tem como objetivo a democratização do acesso à informação. 

Foto: Bruno Cecim / Ag.ParáA programação conta com a mostra “Muaná nos Documentos do Arquivo Público do Estado do Pará”, de 9h às 12h, com entrada gratuita. Serão expostas cópias de documentos históricos, depositados no arquivo público, sobre o município de Muaná. Além disso, será realizada a mesa redonda “Abordagens Históricas de Muaná”, com participação dos professores Rosana Monteiro Negrão, Éderson Pinho, Luciano Pimentel, Derik Vale e Sebastião Tavares. 

A partir das 17h30, ocorrerá a palestra “Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Pará”, com o professor Leonardo Torii, diretor do APEP. “O intuito é promover o intercâmbio institucional do Arquivo Público com o interior do estado, e promover debates acerca do patrimônio histórico documental, e da gestão de documentos", afirma Torii. Após a mostra, o material será doado para a Prefeitura Municipal.

Texto: Juliana Amaral/ Ascom Secult