Notícias

Mais de 200 estudantes participam do 'Conectando Arquivos' em Muaná

O projeto promove a democratização do acesso a documentos históricos que integram o acervo do Arquivo Público
Por Josie Soeiro (SECULT)
28/03/2023 14h54

O município de Muaná, no Arquipélago do Marajó, recebeu a primeira edição de 2023 do Projeto "Conectando Arquivos", iniciativa do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), com o objetivo de promover a democratização do acesso à informação de documentos históricos. 

A programação foi realizada na segunda-feira (27), e iniciou com a exposição "Muaná nos documentos do Arquivo Público do Estado do Pará", que retrata a história do município em peças do acervo do Apep. Mais de 200 estudantes, de várias escolas, participaram do evento. 

Foto: Gabriel Marques / Ascom Secult

Sobre o "Conectando Arquivos", Elson Malato, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Malcher, disse que "a importância é incalculável no sentido de quantificação. É motivo de orgulho por ser a escola onde que trabalho, que desenvolve esse trabalho. Essa importância é fundamental para que os nossos moradores possam conhecer a história que nós temos".

A mesa-redonda "As abordagens  históricas de Muaná", com a participação dos professores Derik Vale, Luciano Pimentel, Sebastião Tavares e Rosana Negrão, da Semec/Muaná, e do técnico  Éderson Pinho, do Apep, discutiu sobre a história local e a relevância dos registros no Arquivo Público.

Presença feminina - De acordo com a professora Rosana Negrão, a documentação é um meio para resgatar o papel e a presença das mulheres muanenses no processo histórico municipal, que por muito tempo permaneceu apagada. 

Licenciada em História, Camila Pereira contou que o projeto possibilitou, pela primeira vez, que a comunidade de Muaná tivesse acesso aos registros oficiais de informações até então somente verbalizadas. "Isso dá um incentivo para as pessoas pesquisarem sobre o município e saber mais", ressaltou. 

O Projeto "Conectando Arquivos" teve início em 2022, e já passou pelos municípios de Bragança, Cametá e Barcarena. Para 2023, a agenda tem eventos em várias localidades do Estado.

Texto: Lorena Saraiva - Ascom/Secult

Foto: Gabriel Marques / Ascom Secult