Notícias

Réquiem de Mozart será apresentado no Theatro da Paz, às 20h, desta quinta-feira (27)

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Coro Carlos Gomes se unem para a interpretação da última obra do genial compositor austríaco
Por Josie Soeiro (SECULT)
27/04/2023 11h07

Foto: Mário Quadros / Ascom Secult

Depois de alcançar recorde de público, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz apresentará novamente o ‘Réquiem de Mozart’, uma das obras mais célebres do compositor austríaco, e a última de sua consagrada carreira. O concerto acontece nesta quinta-feira (27), às 20h, no Theatro da Paz e contará com a ilustre participação do Coro Carlos Gomes (CCG) e de quatro solistas paraenses. O espetáculo é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).

Um réquiem (do latim réquiem, “descanso”) é uma cerimônia prevista na liturgia da Igreja Católica oferecida para o repouso da alma de pessoas falecidas, celebrada em funerais. Inúmeros réquiens foram compostos ao longo da história da música, sendo o de Mozart o mais famoso deles por envolver, além da música de beleza ímpar, muitas especulações sobre o contexto de sua composição.

O ‘Réquiem em ré menor’, ou simplesmente ‘Réquiem de Mozart’, está entre os mais conhecidos do gênero. A obra é dividida em 19 movimentos (partes), e foi deixada incompleta devido ao falecimento do compositor, em 1791, aos 35 anos de idade. Com a saúde já deteriorada, Mozart acreditava estar compondo para seu próprio funeral. As anotações que deixou sobre as partes inconclusas permitiram que Franz Süssmayr, seu discípulo e amigo, completasse a partitura, a pedido da esposa de Mozart, Constanze Weber. Mais de 200 anos depois, a obra segue sendo uma das mais admiradas composições daquele que é também considerado um dos maiores gênios da história da música.

Vale ressaltar que o ‘Réquiem de Mozart’ é uma das obras mais executadas em todo o planeta e é tida como uma das mais belas músicas já compostas. A versão paraense da obra será interpretada tal qual a uma missa fúnebre, e como pede o autor, o maestro Miguel Campos Neto optou em trabalhar com um formato reduzido, mais intimista, tanto no número do Coro Carlos Gomes, que terá 30 integrantes e convidados, quanto no número de músicos da OSTP, que terá apenas 40 membros, mais ou menos na forma como era executada a época da sua composição. O Concerto contará também com quatro solistas: Idaías Souto, barítono; Alexandro Brito, tenor; Carolina faria, mezzo-soprano e Kézia Andrade, soprano.

De acordo com Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz e coralista convidado, para uma obra desse porte a preparação do CCG e Orquestra foi feita separadamente e a partir de um determinado momento se juntaram para passar a obra completa. “Esse processo todo durou cerca de um mês. A experiência de cantar com a Orquestra é sempre muito boa, muito prazerosa, sobretudo quando a obra que está sendo preparada é dessa magnitude, como o ‘Réquiem do Mozart’. O Coro Carlos Gomes já fez diversas obras com a orquestra e sempre é um privilégio dividir o palco com músicos desse quilate”, afirmou Araújo.

Para o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto, em toda a extensão do ‘Réquiem’, o resultado é impressionante. “A obra possui uma potência expressiva, uma força comovente muito intensa e, em alguns momentos, apocalíptica e assustadora, uma coerência e unidade sistêmica irretocável, que só pode ser obra de um músico absolutamente excepcional, como foi Mozart, eternizado em suas composições” declarou Campos Neto. 

Serviço:
Concerto “Réquiem de Mozart”
Data: 27 de abril, às 20h
Local: Theatro da Paz
Os ingressos estarão disponíveis para retirada no dia do concerto, a partir das 9h, no site ticketfacil.com.br e na bilheteria do Theatro da Paz partir das 18h do dia 27. Ingressos gratuitos (2 ingressos por pessoa).

Texto de Úrsula Pereira / Ascom Theatro da Paz