Notícias

Usinas da Paz recebem oficinas "vivências formativas" da Secretaria de Cultura do Pará

Projeto tem inscrições gratuitas abertas para todas as Usinas da Paz, com a oferta de dois meses de cursos e mostras de cinema, entre outras atividades
Por Josie Soeiro (SECULT)
27/04/2023 11h15

Foto: Felipe Lemos - Seac

A tarde de terça-feira foi tomada pela cultura na Usina da Paz Jurunas/Condor. Com apresentações de dança, música e teatro, a UsiPaz foi palco da abertura das Vivências Formativas da Secretaria de Cultura (Secult) que serão realizadas em cada um dos nove complexos instituídos em Belém, Região Metropolitana e Sudeste do estado. 

Pelos próximos dois meses, mais de 20 cursos e mostras culturais serão vivenciados pelas comunidades. O objetivo é estar cada vez mais presente no Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), desempenhando um papel estratégico no fortalecimento de identidades culturais e transformação de realidades a partir da Cultura e das Artes. 

Foto: Felipe Lemos - Seac

Realizadas em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Museu da Imagem do Som (MIS), com cursos de 60h e mostras de cinema, as atividades iniciam na primeira semana de maio e já estão com as inscrições abertas em cada uma das Usinas da Paz. 

Foto: Felipe Lemos - Seac

De acordo com a secretária de Cultura, Ursula Vidal, as Vivências Formativas partem do conceito de troca de saberes entre fazedores de cultura. “A gente não chama mais de oficina porque a gente não vai em lugar nenhum ensinar as pessoas a fazer cultura, as pessoas já sabem. São ‘Vivências Formativas’ porque o professor, a pessoa que vem ensinar, ela também aprende, ela traz mas ela também leva pra casa. Cada uma e cada um de nós é um universo criativo, a gente tem a linguagem do nosso corpo. Então as nossas “Vivências Formativas’ são pra gente trocar, aprendendo e ensinando e sempre entendendo o que já acontece no bairro, com professores já reconhecidos pela comunidade para valorizar quem já faz”, salientou a secretária. 

O secretário de Cidadania, Igor Normando, ressaltou a importância da presença da Secult nos Territórios da Paz. “Nós reconhecemos o quanto a presença da Secretaria de Cultura é importante dentro de cada território, pois sabemos que as transformações sociais passam pelo caminho da cultura. Uma prova disso é o fato do bairro da Terra Firme não ter registrado nenhum número de homicídio em 120 dias. Isso pra nós é a confirmação de que estamos no caminho certo”, ressaltou. 

Foto: Felipe Lemos - Seac

Dentre as Vivências a ser ofertadas estão atividades nas áreas de teatro, dança, capoeira, produção de vídeo e fotografia, escrita criativa, break, grafite, produções artesanais, estética afro e ancestralidade, audiovisual, além de Mostra de Cinema Amazônico em parceria com Museu da Imagem e do Som. 

As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira (25), de 08h às 18h, de segunda à sexta-feira, na recepção das UsiPaz. Para se inscrever são necessários os seguintes documentos: RG, CPF ou Certidão de Nascimento se menor de idade (original e cópia) e comprovante de residência. 

As inscrições são presenciais e as Usinas da Paz estão localizadas nos seguintes endereços:

USIPAZ PROF. AMINTAS PINHEIRO (ICUÍ-GUAJARÁ):

Estrada do Icuí-Guajará esquina com a Avenida Independência, S/N. 

USIPAZ CABANAGEM: 

Rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin (ao lado da Escola José Valente Ribeiro)

USIPAZ ANTÔNIA CORRÊA (NOVA UNIÃO):

Passagem Bom Sossego, com a Avenida Dez de Janeiro, S/N.

USIPAZ PADRE BRUNO SECHI (BENGUÍ):

Estrada do Bengui, S/N (ao lado do Pátio de Retenção do DETRAN)

USIPAZ JURUNAS/CONDOR: 

Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Av. Bernardo Sayão e Trav. Honório José dos Santos. S/N. Em frente a UPA do Jurunas.

USIPAZ TERRA FIRME

Passagem Belo Horizonte, 56 - entre Av. Perimetral e Pass do Arame.

USIPAZ GUAMÁ

Avenida Bernardo Sayão, nº 4783, entre as passagens São Lázaro e Rui Barbosa, próximo ao primeiro portão da Universidade Federal do Pará (UFPA).

USIPAZ PARAUAPEBAS 

Avenida D, quadra 101, bairro jardim Ipiranga.

USIPAZ CANAÃ DOS CARAJÁS: 

Avenida D, S/N, próximo a Nova Câmara de Vereadores 

Texto: Dani Franco (SEAC)