Notícias

Arquivo Público e UFPA promovem minicurso sobre pesquisas voltadas para história indígena

O curso ocorre no dia 03 de maio, de forma gratuita e aberto ao público
Por Josie Soeiro (SECULT)
28/04/2023 15h54

Foto: Carlos Tavares / Ag. Pará

O Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), junto com o Grupo de Pesquisa de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia (Hindia), da Faculdade de História da UFPA, irão realizar o minicurso "A riqueza documental e as possibilidades de pesquisa em História Indígena e do Indigenismo a partir do Arquivo Público", na quarta-feira (03), de 9h às 12h. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. 

A proposta do curso é apontar possibilidades de pesquisa na temática indígena em diferentes temporalidades e perspectivas, a partir da documentação presente em arquivos históricos, como o APEP. Entre os objetivos, estão evidenciar alguns caminhos de pesquisas com protagonismo e pluralidade de experiências indígenas, além de promover o diálogo entre a pesquisa e as abordagens sobre História Indígena em sala de aula. Para isso, considerando os documentos históricos e alguns importantes instrumentos legislativos voltados ao campo da educação, como a lei nº. 11. 645/2008.

“Sabemos que é impossível realizar grandes ações sem parceiros. E desde o ano passado existe esse trabalho com o grupo de pesquisa Hindia, que reúne um grupo de professores pesquisadores preocupados em introduzir debates e discussões imprescindíveis para a questão Indígena. O protagonismo indígena sempre foi pauta das ações do Arquivo Público, seja nas palestras ofertadas, seja nas exposições realizadas. E a documentação histórica auxilia muito a ressaltar memórias importantes para uma história Indígena.” Afirma Leonardo Torii, diretor do APEP. 

O minicurso será ministrado pelos professores Ma. Sara Suliman (UEPA), Ma. Lívia Maia (FAHIS/UFPA), Ma. Elias Abner (PPHIST/UFPA) e Ma. Leonardo Raiol (PPHIST/UFPA), no Salão de Atendimento do Arquivo Público. 

Texto: Juliana Amaral / Ascom Secult