Notícias

Secult promove “Uma Noite no Museu” no próximo dia 2 de junho

A ação gratuita procura novas formas para democratizar o acesso aos museus
Por Juliana Amaral (ASCOM)
01/06/2023 16h24 - Atualizada em em 19/06/2023 11h47

No próximo dia 2 de junho, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promoverá a vivência “Uma Noite no Museu”, de 18h às 21h, no Complexo Feliz Lusitânia, Museu de Arte Sacra (MAS), Museu do Encontro, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) e Museu do Estado do Pará (MEP). A iniciativa busca ampliar e democratizar o acesso aos museus para um público diverso, assim como proporcionar uma nova experiência de diálogo com os espaços museais. 

A entrada será gratuita e os visitantes poderão prestigiar as três exposições nacionais: “Brasil Futuro: as formas da Democracia”, na Cojan; “Imagens que não se conformam”, no MEP e “Manifestações Culturais do Brasil - A Celebração Viva da Cultura e dos Povos”, no MAS.

“Temos a missão de garantir e ampliar o acesso aos nossos acervos, exposições e equipamentos museais. Essa experiência de visitação noturna aos museus vem sendo implementada em algumas grandes cidades do mundo e queremos sentir como será a resposta do público, em Belém. Nosso complexo de museus históricos fica num polígono muito bonito da cidade, com uma paisagem urbana que nos remete à fundação de Belém. São componentes adicionais de experiência cultural para o visitante. Além disso, será uma forma da nos prepararmos para novas dinâmicas no receptivo aos turistas que virão para COP 30. Explorar novas possibilidades para atender essa demanda que vem crescendo”, explica a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. 

A programação contará com o apoio da Polícia Militar do Pará, que reforçará a segurança no entorno do Complexo Feliz Lusitânia.