Notícias

Secult fará duas audições para o balé 'O Corsário', no Theatro da Paz

Bailarinos e bailarinas profissionais podem se candidatar ao elenco. O balé será apresentado no final de junho, por iniciativa da Secult, Theatro da Paz e Academia Paraense de Música.
Por Juliana Amaral (ASCOM)
03/06/2023 14h50

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará nos dias 29 e 30 de junho o balé clássico de repertório “O Corsário”, com 50 bailarinos, que serão selecionados na próxima segunda-feira (05), as 19 h, e na quarta (07), as 13 h, em audição especial na Sala de Dança do Theatro da Paz. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Academia de Dança Ana Unger e Colegiado de Dança do Pará.

’O Corsário’ é um balé de repertório conhecido pelo rigor da técnica e pas de deux emocionantes

"O Corsário" é um balé clássico de repertório que conta a história do pirata Conrad, que se apaixona pela jovem Medora. O balé foi originalmente coreografado por Joseph Mazilier, com música de Adolphe Adam e Ludwig Minkus. Estreou em 1856 na Ópera de Paris. Desde então, "O Corsário" foi adaptado por coreógrafos e companhias de balé em vários países. É conhecido por sua técnica exigente e pas de deux emocionantes.

Embora "O Corsário" seja um balé, e não uma obra musical clássica, sua música é considerada importante para o repertório de balé clássico. A partitura original de Adolphe Adam e Ludwig Minkus inclui árias, variações, cenas de conjunto e pas de deux apreciados pelos amantes do balé em todo o mundo.

O "O Corsário" também foi uma das primeiras produções de balé a incorporar elementos exóticos e orientais em sua coreografia e trama, o que influenciou produções de balé posteriores.

O espetáculo conta a história de amor entre o pirata Conrad e Medora

Versatilidade - Para Miguel Campos Neto, maestro titular da OSTP, a qualidade de uma orquestra sinfônica está na versatilidade, e a OSTP se encaixa nesse perfil. “A nossa OSTP já é versada em tantos estilos, mas principalmente em ópera, e tocar este balé é importante porque adicionamos outra qualidade que vai nos aprimorar ainda mais no desenvolvimento da sonoridade e no sentimento de grupo. Estamos muito felizes com esta apresentação”, disse o maestro.

A audição para “O Corsário” será para bailarinas e bailarinos profissionais. Para se candidatar é preciso ter mais de 18 anos, no mínimo cinco anos de dança clássica e experiência em balé de repertório. As bailarinas deverão comparecer com sapatilha de ponta, sapatilha meia-ponta, collant, meia cor-de-rosa e coque. Já os bailarinos podem usar calça legging, camiseta e sapatilha.

O resultado da audição será publicado na segunda-feira (12), nas redes sociais da Secult e do Theatro da Paz. 

Texto: Úrsula Pereira – Ascom/Theatro da Paz