Feira criativa e visitas gratuitas a museus celebram o meio ambiente no centro histórico

O Preamar da Criatividade, iniciativa da Secult e Semas, reuniu empreendedores da bioeconomia e apresentações culturais
Por Juliana Amaral (ASCOM)
06/06/2023 13h12

Mais de 10 empreendimentos e apresentações culturais fizeram parte da programação Preamar da Criatividade, realizado neste domingo (04), pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A feira criativa ocorre sempre no primeiro domingo do mês na Praça da Fonte, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no centro histórico de Belém.

Parte dos empreendedores que participaram do Preamar da Criatividade fizeram oficinas de reaproveitamento de resíduos nas Usinas da Paz, promovidas pela Semas. “A gente está em um processo de implementação do Plano de Bioeconomia, que tem a ver com a utilização de resíduos, como caroço de açaí, entre outros produtos da natureza. E essa parceria com a Secult se junta ao nosso esforço de integração do governo, para um caminho só, que é uma transformação no Estado para economia de carbono neutro”, informou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

Paula Vitória Santos: capacitada na UsiPaz Icuí-Guajará

Paula Vitória Santos participou das oficinas ofertadas pela UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). “Primeiro fiz o curso pelo TerPaz (Programa Territórios pela Paz), de ecobiju. Eu não sabia a técnica, e aprendi tudo lá, a fazer pulseiras, colares, brincos e braceletes. O material é de fácil acesso porque é reciclado, embalagem de papel, cereal, remédio. Eu reutilizo tudo, e pensei que dá pra vender pra ter uma renda extra. Depois do curso de ecobiju, as nossas professoras nos convidaram para expor em feiras criativas”, disse a empreendedora.

Solange Reis produz sabão artesanalSolange Reis, dona do empreendimento “Empório Verde Mais”, também participou das primeiras oficinas de economia doméstica. “Nós produzimos sabão artesanal a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, e desde que aprendi a fazer dessa maneira não compro mais sabão para casa. Eu mesma produzo o que uso, e ainda tenho uma renda extra vendendo o produto. Estar aqui hoje, participando do Preamar, tá sendo ótimo, porque estou divulgando meu trabalho, a marca, o produto em si, mas também a ecologia, para não destruírem mais a natureza, como já estão destruindo”, frisou Solange.

Domingo da gratuidade - A programação também contou com apresentação teatral da ONG Rádio Margarida, as 11 h, e de Mario Mouzinho e Banda, as 17 h. A ação ocorreu no “Domingo da Gratuidade”. Além da feira criativa e dos shows, todos os museus do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) abriram para receber gratuitamente a população.

“O Preamar da Criatividade ocorre há quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, coincidindo com a gratuidade do Sistema Integrado de Museus. A gente tá tentando aproveitar essa movimentação do público flutuante aqui do centro da cidade, ofertando a feirinha e os espetáculos musicais na Praça da Fonte”, informou Yvens Penna, coordenador de Economia Criativa da Secult.Secretário Mauro O’de Almeida: gestão pública integrada em defesa do meio ambiente

A ilustradora Maithê Souza aproveitou a oportunidade para visitar os museus. “Eu fui à Casa das Onze Janelas e ao Museu de Arte Sacra. Tá bem legal, com exposições muito bonitas. E agora vim passear aqui pela feira criativa, que tá maravilhosa. Tem várias pessoas aqui na feira trabalhando com coisas que eu nem imaginava. Por exemplo, o sabão a partir do óleo natural. Gostei muito também dos cadernos feitos de couro vegetal; achei superinteressante”, disse Maithê.

Maithê Souza, visitante