O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza uma programação junina especial na Estação Cultural de Icoaraci, que inicia neste domingo (18). A ação contará com exposição, cortejos, apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas juninas, além da realização de oficinas de adereços e comercialização de produtos gastronômicos típicos da época. O São João da Estação é uma ação gratuita com calendário aberto até o dia 30 de junho.
A abertura será às 17h com Cortejo Cultural Sustentável do boi de barro IAI, formado por diversas representações de grupos culturais. O cortejo inicia em frente à Estação percorrendo as ruas: Souza Franco, Coronel Juvêncio Sarmento, São Roque, com retorno para a Estação Cultural de Icoaraci. No espaço, a partir das 19h também haverá apresentação do Boi Estrela Guia e do grupo Trilhas da Amazônia.
Às 18h será aberta a exposição “Sonhos de Bumbá”, o imaginário de bois, búfalos e outras criaturas. A mostra é uma realização de discentes do curso técnico em cenografia 2021 e 2022 da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). A exposição poderá ser visitada sempre de terça a domingo, das 09h às 17h.
De acordo com Milene Guedes, uma das cenógrafas envolvidas na ação, a exposição traz um pouco do imaginário de infância de terreiros juninos e de todas as festas, brincadeiras, comidas e experiências vivenciadas pelos integrantes do grupo.
“O imaginário de bumbá traz muito desta leitura de que cada um tem de suas memórias de infância, e dentro delas construímos através da visualidade de cada um dos bois e búfalos, éguas que vão compor a exposição. A ideia é que toda a comunidade se sinta convidada para estar conosco brincar, dançar e curtir juntos”, destaca.
Do dia 19 até 23 de junho, a Estação recebe ainda uma oficina de adereços e estandartes juninos, que será ministrado por Maura Késia, de 09h às 12h. A ação é voltada para jovens a partir de 15 anos. No dia 24, a partir das 19h, o espaço cultural será palco da contação de histórias e animação com Katulo Gutierrez e terá apresentação das quadrilhas Arrastapé, Brasileirinha e Impacto Junino, além do Balé Folclórico da Amazônia.
“O Preamar junino na Estação Cultural de Icoaraci é um evento muito importante e esperado pela comunidade de seu entorno, pois celebra e congrega várias atividades e manifestações da cultura popular como quadrilhas, bois, pássaros juninos, grupos folclóricos entre outros. Estamos muito felizes em poder realizar esse evento tão rico e importante para o mês de junho. Tudo isso, para fortalecer a nossa cultura, as nossas identidades, a valorização e a salvaguarda de todas essas manifestações culturais”, considera Luciano Gomes, diretor da Estação Cultural de Icoaraci.