Balé “O Corsário” é apresentado pela primeira vez no Pará e surpreende no Theatro da Paz

Por Úrsula Pereira (ASCOM)
30/06/2023 12h20

Dois sonhos que se realizaram na Grand Premier do balé de repertório “O Corsário”. A estudante do ensino médio Jéssica Carmo, desde bem pequena, desejava assistir um espetáculo de balé e conhecer o Theatro da Paz. Ela só não imaginou que realizaria os dois sonhos em um só dia. “Eu ganhei da minha tia o ingresso para “O Corsário” e aqui estou eu conhecendo o templo paraense das artes. Estou maravilhada com tanta beleza. O espetáculo foi lindo e espero que essa temporada retorne para que mais pessoas possam assistir também”, afirmou a estudante.

Regado de muita emoção e saudade do primeiro semestre da temporada 2023 do Theatro da Paz, a noite de estreia de “O Corsário” celebrou conquistas importantes das atividades artísticas do teatro monumento, é o que afirma a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

“Queremos agradecer a presença do público e a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Theatro da Paz, os músicos que fazem nossos corpos artísticos e nos emprestam seus talentos. Nesta noite vivemos uma experiência que vai ficar marcada na trajetória do Da Paz. Uma parceria entre o Governo do Pará e a Companhia de Dança Ana Unger, com apoio do Colegiado de Dança do Pará, realizou pela primeira vez, audições para selecionar 60 bailarinos de várias companhias para compor o balé “O Corsário”, apresentado completo pela terceira vez no Brasil e pela primeira vez em nosso Estado. Uma superprodução que realizamos com ajuda dessa turma que está na coxia, no cenário, figurino, iluminação, som, um batalhão que faz a cultura e a arte”, explica a secretária.

De acordo com Daniel Araujo, diretor do Theatro da Paz, a montagem paraense, além dos 60 bailarinos selecionados por audições, conta com 3 bailarinos convidados do corpo de balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, gerando um intercâmbio importante para a formação do corpo de balé local.

“É de extrema importância apresentar esse gênero artístico para o nosso público que já está habituado a outros estilos da música clássica, principalmente pela valorização do profissional de dança que carrega história, tradição e apresentá-lo ajuda a preservar essa herança cultural”, disse.

Enredo - "O Corsário" é um ballet clássico de repertório que conta a história de um pirata chamado Conrad, que se apaixona por uma bela jovem chamada Medora. O ballet foi originalmente coreografado por Joseph Mazilier com música de Adolphe Adam e Ludwig Minkus, e estreou em 1856 na Ópera de Paris. Desde então, "O Corsário" foi adaptado por vários coreógrafos e companhias de ballet em todo o mundo. É conhecido por sua técnica exigente e seus pas de deux emocionantes.

Embora "O Corsário" seja um ballet e não uma obra de música clássica, a sua música é considerada importante para o repertório de balé clássico. A partitura original de Adolphe Adam e Ludwig Minkus inclui árias, variações, cenas de conjunto e pas de deux que são apreciados pelos amantes do balé em todo o mundo. Além disso, "O Corsário" foi uma das primeiras produções de balé a incorporar elementos exóticos e orientais em sua coreografia e trama, o que influenciou muitas outras produções de balé posteriores. Como resultado, "O Corsário" é considerado uma obra importante na história do balé e da música clássica.

Para Miguel Campos Neto, maestro titular da OSTP, a qualidade de uma orquestra sinfônica se dá pela versatilidade e a OSTP se encaixa nesse perfil. “A nossa OSTP já é versada em tantos estilos, mas, principalmente em ópera, e tocar este balé é importante porque adicionamos outra qualidade que vai nos aprimorar ainda mais no desenvolvimento da sonoridade e no sentimento de grupo. Estamos muito felizes com esta apresentação”, afirmou o maestro.