Governo do Pará garante investimentos no Tribódromo de Juruti

O convênio com a prefeitura foi assinado pelo governador Helder Barbalho durante a 29ª edição do Festival das Tribos
Por Iego Rocha (SECULT)
31/07/2023 13h50 - Atualizada em em 31/07/2023 14h19

Um dos eventos mais importantes do calendário cultural e turístico do Estado do Pará ocorreu no sábado (29) em Juruti, município do oeste paraense. A 29ª edição do Festival das Tribos Indígenas (Festribal), com o tema “Celebração da Arte”, reuniu as etnias Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) em um duelo de criatividade, cores e efeitos especiais, e contou com um momento especial: o governador Helder Barbalho assinou o convênio para as obras de reconstrução e ampliação do Centro Cultural José Priante - Tribódromo Municipal de Juruti, espaço fundamental para a promoção e o fomento à cultura e ao turismo na Região de Integração Baixo Amazonas.

A obra será executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a Prefeitura de Juruti. Serão investidos aproximadamente R$ 46 milhões no espaço, a fim de aumentar a capacidade para 15 mil pessoas.

O festival proporciona um espetáculo de cores, luzes e cultura originária

“O governo do Estado está investindo para melhorar e ampliar este espaço tão importante para a cultura do nosso paraense. Com essa ampliação, vamos conseguir receber melhor as tribos indígenas, o povo de Juruti e, acima de tudo, incentivar, para que o festival se torne uma referência para o nosso País”, destacou o Helder Barbalho.

Para Puyr Tembé, secretária de Estado dos Povos Originários, o Festribal – que foi transmitido pela TV Cultura do Pará - tem um papel muito importante de valorização da cultura indígena. “O mundo está voltado para o Brasil e para a Amazônia. E quando dois grupos decidem trazer os temas abordados durante as apresentações, tem um valor muito significativo”, ressaltou.

O evento é assistido por cerca de 5 mil pessoas, capacidade que vai triplicar com a obra

Valorização cultural  - O Festival das Tribos Indígenas de Juruti é uma festa cultural realizada sempre no último final de semana de julho ou início de agosto. O evento valoriza a cultura indígena nativa da região por meio da música, artes cênicas, alegorias e danças.

“É um evento grandioso, que tem essa cultura maravilhosa e essa festa que fala sobre desmatamento, sobre tudo que acontece no momento. É muito bom ter mais reconhecimento, e assim a nossa cidade vai sendo valorizada”, disse o presidente da Tribo Munduruku, Alex Guedes.

O presidente da Tribo Muirapinima, Sandro Silva, também ressaltou a conquista. “Vamos celebrar uma grande obra, um novo Tribódromo. Esse é um passo maior para recepcionar os turistas, os visitantes de Juruti”, afirmou.

Oriunda de Manaus, capital do Amazonas, a estudante de Educação Física Adercina França destacou a organização do festival. “Está muito lindo, e a cidade está cheia de gente de fora. Isso é muito bom para os empreendedores e para toda a população. Tenho certeza de que seremos campeões. Estamos esperando por isso”, disse a visitante.

Festa do Brasil -De acordo com a prefeita de Juruti, Lucidia Batista, o investimento vai mudar a história do município. “Nós temos toda a certeza que a expansão do Tribódromo será um marco na história de Juruti, pois esse festival não é só de Juruti; ele é do Pará e do Brasil. Juntos, vamos fazer com que esse evento se torne ainda maior”, assegurou a prefeita.

Reconhecida como Patrimônio Cultural do Pará desde 2008, pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março, e como Patrimônio Cultural do Município de Juruti desde 2011, pela Lei Municipal nº 1.010/2011, de 23 de setembro, a manifestação cultural é composta pelas cores e movimentos de alegorias cênicas, dança e cantos indígenas. É assistido por cerca de 5 mil pessoas.

Governador Helder Barbalho após a assinatura do convênio que garante o investimento no tribódromo