A exposição "O programa da Festa - atrações para se deliciar e se surpreender - Programas do Círio no século XX” foi inaugurada nesta terça-feira (3), no salão principal do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), mais uma programação do Preamar do Círio. A exibição apresenta documentos que retratam a festa da Quinzena Nazarena, com todos os eventos que ocorreram nesse período e construíram tradições religiosas e profanas. Entre as atividades estavam espetáculos diversos de teatro, dança e apresentações musicais. A exposição ficará aberta até 24 de outubro, com visitação de 8h às 14h.
"A gente soube da exposição através da internet, pela divulgação do próprio governo do Pará, e nos surpreendemos com as fotos que estão aqui, de 1903 da Basílica de Nazaré, os documentos expondo toda ortografia, as palavras, da época. São fatos muito importantes e é muito bom o governo tá fazendo esse tipo de trabalho, até mesmo para incentivar os estudantes a virem adquirir esse conhecimento que é de suma importância.", conta Ivo Sousa, que visitou a mostra pela manhã.
O acervo exposto é o do Museu do Círio, e descreve o programa de eventos nazarenos da capital e do interior do Estado ao longo do século vinte. "Essa documentação é muito rica, contém informações sobre os Círios ao longo dos anos, então, a gente consegue perceber muitas dessas mudanças que ocorreram com o tempo, e também as permanências.", aponta Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público e curador da exposição.
"O documento é o programa da festa. Tradicionalmente a festa é apresentada no seu cardápio de eventos, então o que nós temos é uma lista de eventos que foram planejados pela organização da festa para acontecerem principalmente na área do arraial. Os documentos apresentam informações a respeito de restaurantes, de apresentações teatrais. de danças e muitas outras.", explica Anselmo Paes, também curador da mostra.
“O arraial era um espaço de encontro. Esses são os programas oficiais da festa e nota-se essa divisão entre sagrado e profano bastante turva. Então o nosso desejo é dar conhecimento dessas dimensões do arraial dessas dimensões de um território festivo que surgia junto com a festa de Nazaré.", acrescentou Anselmo.
Uma das propostas da exposição é contemplar um público diverso, tantos de devotos religiosos, quanto de pessoas que não tem uma ligação de fé com a festividade católica. "É a primeira vez que eu estou vindo aqui, estávamos passando, chamou nossa atenção. É muito bonito e a exposição também é muito interessante. Para mim é novidade, na verdade, porque eu não leio muito sobre isso, não sou católica, mas é fascinante conhecer a religião e a fé das pessoas.”, afirma Emily Quaresma.
O Círio de Nazaré é uma das maiores festividades religiosas e culturais do Brasil. O Preamar do Círio, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), teve início na última sexta-feira e conta com uma programação variada e extensa de exposições, shows, entre outras atividades.