Festa Literária de Cametá inicia na quarta-feira, 8 com entrada franca

A programação ocorre pela primeira vez no município e vai até o dia 12, sempre de 8h30 às 21h
Por Juliana Amaral (ASCOM)
07/11/2023 16h50

A partir desta quarta-feira (8), o município de Cametá, localizado no Baixo Tocantins, recebe pela primeira vez a Festa Literária, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a prefeitura municipal. A iniciativa contará com rodas de conversa, programações culturais e contações de histórias com visitação até o dia 12, das 8h30 às 21h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), antigo Senai, com entrada franca. Além da participação dos autores Heliana Barriga e Salomão Larêdo, homenageados da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Desde 2019, a Secult busca tornar a Feira do Livro mais inclusiva, democrática e diversa com a inclusão do conceito de multivozes para valorizar a tradição oral, característica tão forte na Amazônia. Na Festa Literária de Cametá a programação está dividida em dias dedicados às vozes dos homenageados e do escritor paraense; vozes da diversidade, inclusão e da baixada; da infância e da cultura de paz; do Tocantins e das vozes da democracia e do clima.

“Uma parte da programação, que aconteceu na 26ª Feira do Livro e das Multivozes em Belém, está sendo deslocada para Cametá, mas procurando dialogar com o município, seguindo as recomendações da prefeitura municipal e das universidades que também trabalham naquela região para proporcionar um debate mais rico acerca das vozes que serão representadas”, conta Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.

“Todos os municípios do entorno de Cametá estão convidados para participar dessa programação que foi planejada para atender diversos públicos, os professores, jovens, crianças e toda família", conclui Ursula.

A promoção das festas literárias em outras regiões do Pará é uma forma de fortalecimento da política de descentralização das ações de fomento ao livro e à leitura, por meio da parceria com as prefeituras municipais. A Secult também apoiou a realização da Festa Literária de Castanhal e a V Flix - Festa Literária Internacional do Xingu, e ainda este mês a iniciativa chegará a Santarém. Em dezembro chega ao nordeste do Estado, na cidade de Bragança.

“É uma programação cultural, musical e acadêmica totalmente gratuita. Além disso, alguns expositores de Belém também estarão presentes e ainda a iniciativa do Credlivro, que continua por meio da Seduc", explica Maria do Céu Martins, coordenadora do projeto da Feira do Livro e das Festas Literárias.

Credlivro - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dará continuidade ao programa Credlivro, que vai disponibilizar crédito de R$ 200 para mais de 900 servidores efetivos da rede estadual, para a aquisição de livros durante a 1ª Festa Literária de Cametá. Este ano o investimento do Governo do Pará foi de R$ 4,6 milhões.

As atrações culturais iniciarão sempre às 20h. O Grupo Cultural da Estação Cidadania – Tia Pilar e a Escola de Balé Arte que Transforma – Novelo de Sofia irão encerrar o primeiro dia. Na quinta-feira (9), a programação será mais extensa com o Grupo de Capoeira Paulinho Dias,  Batalha Sexto Sentido, Grupo LGBTQIA+, Misses Mix LGBTQIA+ e Morena Paraense. No dia seguinte, os grupos Bambaê do Rosário e Dança Batuque dos Camutás irão completar as atividades do dia. O  Show Banda K3 finaliza o dia das vozes do Tocantins e a Amazônia Jazz Band conclui o último dia de Festa Literária.