OSTP desembarca na pérola do caeté para a Festa Literária de Bragança

Por Úrsula Pereira (ASCOM)
04/12/2023 14h17

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza nesta quarta-feira (06), às 20h, no Liceu da Música de Bragança, no nordeste paraense, concerto de abertura da Festa Literária do município, que é uma extensão da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece em Belém.

A apresentação é de graça e traz uma mistura do erudito ao popular ao público. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz, e Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Prefeitura de Bragança.

Segundo o maestro Miguel Campos Neto, é sempre um prazer tocar em Bragança. “Quando uma orquestra toca em uma cidade que não possui uma orquestra sinfônica, é importante oferecer para a população que vai ouvir o concerto um apanhado geral sobre o som da orquestra sinfônica, que dê a dimensão do que uma orquestra é capaz de fazer, sobre o ecleticismo do repertório dessa orquestra, sobre o alcance de um repertório de orquestra. É por isso que você vai encontrar nesse repertório a ‘5ª Sinfonia de Beethoven’ e, por exemplo, ‘Star Wars’. Duas coisas completamente diferentes, porque queremos mostrar que a orquestra sinfônica desde o clássico tradicional até música de cinema, música popular”.

Combinar o erudito com o popular é algo muito comum em orquestras sinfônicas e a OSTP está acostumada a executar esse tipo de repertório. Além do tema de Star Wars, serão executadas músicas ditas eruditas, mas que são bem conhecidas pelo grande público. Valsa, uma música dançada, considerada uma música leve dentre as músicas eruditas; a polca; música de cinema; música regional que é uma surpresa da orquestra o público bragantino. Paralelo a isso tudo, a orquestra ainda vai executar, por exemplo, a ‘5ª Sinfonia de Beethoven’ e a abertura de ‘Guarani’, de Carlos Gomes, músicas eruditas, mas que são de alta popularidade.

O maestro Miguel ainda aproveitou para declarar sua paixão pelo município de Bragança e convidar o público da Pérola do Caeté a acompanhar o evento. "Eu conheço Bragança, já estive lá muitas vezes para aproveitar a cidade e adoro. Mas, gostaria de dizer que o Liceu da Música é um ponto de convergência cultural muito importante no município e em toda a região. A OSTP já se apresentou lá algumas vezes e é sempre um sucesso. Desta vez também será e nós convidados o povo Bragantino a participar, ir lá e aproveitar nossa orquestra, que não é da cidade de Belém, ela é do estado do Pará, que é do tamanho da França e da Inglaterra juntos, o que torna a logística um pouco difícil. A gente espera todo mundo”, finalizou.

Repertório:

Beethoven

Sinfonia n. 5 (somente 1mov)

Brahms

Dança Hungara n°5

Carlos Gomes

Il Guarany

Prelúdio 2011

Gimenez

Intermedio de Las bodas de Luis Alonso – nº4

Offenbach

Abertura da Ópera Orfeu no inferno