Uma noite virtuosa com a OSTP homenageando Antonio Del Claro e Gabriela Pace

Por Úrsula Pereira (ASCOM)
01/12/2023 10h46

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) emocionou o público, na quinta-feira (30), com o concerto especial "De Mozart a Strauss". O evento foi uma homenagem aos 60 anos de carreira do violoncelista Antonio Del Claro e aos 25 anos de carreira da renomada cantora lírica Gabriela Pace. Os dois artistas têm uma história ligada à Belém do Pará, desde os anos 1980.

Sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, a OSTP proporcionou uma noite de versatilidade musical, apresentando peças que abrangem diferentes estilos e períodos da música erudita. O concerto começou com a Sinfonia nº 31 de Mozart, conhecida como Sinfonia Paris, demonstrando o domínio da orquestra na linguagem clássica.

Um dos momentos mais marcantes foi a interpretação do solista Antonio Del Claro na música do compositor Luigi Boccherini. Del Claro, que tem uma relação estreita com a cidade de Belém, encantou a plateia com sua virtuosidade e talento ao violoncelo. Logo após sua apresentação, o maestro Miguel Campos Neto lhe entregou uma placa oferecida pela Academia Paraense de Música (APM), dedicada a ele em reconhecimento à sua trajetória brilhante e contribuição significativa para a música em 60 anos de carreira. Essa placa é um símbolo de gratidão e admiração por tudo o que Del Claro conquistou ao longo de sua carreira e por seu papel fundamental na cena musical.

“Essa placa representa um tributo sincero a um artista excepcional que dedicou sua vida à música, encantando plateias com sua habilidade no violoncelo e sua paixão pela arte. É uma forma de expressar o apreço da comunidade musical e do público paraense por seu talento e contribuição para o enriquecimento da cultura. Esse gesto simbólico reforça a importância do legado deixado por Del Claro e serve como uma lembrança perene de seu impacto na música. Ela também inspira e motiva jovens músicos a seguirem seus sonhos e a se dedicarem à música com a mesma paixão e excelência demonstradas por Del Claro ao longo de sua carreira”, declarou o maestro Miguel.

A terceira parte do concerto foi dedicada à compositora Albena Petrovic, convidada especial vinda da Europa. A OSTP mostrou sua habilidade em dominar a linguagem contemporânea e experimental, apresentando a peça "Mélusine".

O ápice da noite foi a performance magnífica de Gabriela Pace, uma das sopranos mais destacadas do cenário nacional. Ela encantou a todos com sua voz maravilhosa ao interpretar as quatro últimas canções de Strauss, um momento emocionante e fundamental na literatura para orquestra e canto.

Antonio Del Claro e Gabriela Pace têm uma história profunda com Belém. Del Claro, desde os anos 80, tem contribuído significativamente para a cena musical da cidade, participando de festivais, atuando como professor, regente e solista. Gabriela Pace também teve participações marcantes, cantando nos primeiros Festivais de Ópera do Theatro da Paz e deixando sua marca na ópera Traviata.

Trindade dos Santos vem sempre aos concertos da OSTP e se sentiu premiada pela noite que ela definiu como magnífica. “Eu vim para ver o professor Del Claro e acabei me surpreendendo pela fusão da música contemporânea com a música clássica mais antiga. Foi uma verdadeira jornada musical que me permitiu apreciar a genialidade de grandes compositores e testemunhar a habilidade e paixão da OSTP em trazer essas obras à vida”, finalizou.

A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).