Com apoio do Governo do Pará, Festival Psica reúne grandes atrações nacionais e expoentes da música paraense

O evento comemora sua 11ª edição no gramado do Mangueirão e em palcos gratuitos na Cidade Velha
Por Juliana Amaral (ASCOM)
12/12/2023 14h11 - Atualizada em em 12/12/2023 14h13

O Festival Psica coloca mais uma vez a capital paraense nos holofotes do circuito de música brasileira. Neste ano, o evento tem o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Para edição 2023, que acontece de 15 a 17 de dezembro, o público vai poder aproveitar o primeiro dia do evento gratuito, na Cidade Velha, e os dois dias seguintes, com ingressos, no Mangueirão.

A atração traz para Belém grandes nomes da música brasileira e representantes da cultura preta como Jorge Ben Jor e Alcione, que fará show inédito com participação de Mc Tha. A identidade regional, explorando a periferia preta da Amazônia, também são marcas do evento, trazendo diversos mestres da cultura paraense e grandes aparelhagens de tecnobrega. Os ingressos já estão disponíveis em http://festivalpsica.byinti.com.

Neste ano o evento conta com o patrocínio máster da Petrobras e do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura, a Cerveja Oficial é a Budweiser e tem patrocínio de Beats através da Lei de Incentivo à Cultura Semear e da Fundação Cultural do Pará. E ainda tem apoio da Kenner, White Horse, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e da Fundação Cultural de Belém.

Para a atração que ocorre no próximo final de semana, em Belém, serão mais de 50 shows divididos em três dias de evento. Começando com quatro palcos espalhados por pontos culturais da Cidade Velha, o dia 15 (sexta-feira) é o dia gratuito do festival, que tem início com uma cerimônia reverenciando as manifestações culturais da Amazônia, e termina com duas aparalhagens históricas na mesma noite: Mega Príncipe Negro e Rubi.

"É uma emoção inexplicável. A gente vem fazendo o Psica desde 2012. Mas em 2023, o evento tem um gosto diferente porque estamos fazendo com um certo conforto por causa dos patrocínios. O que está acontecendo com o Festival Psica é algo raro: pessoas como eu e o meu irmão ter a oportunidade de realizar um evento dessa magnitude com um aporte financeiro... O que fica muito forte é uma sensação de alívio por tudo que passamos com a edição passada, de ter feito tudo aquilo sem patrocínio, e de ter certeza hoje que apostamos certo e que o retorno tá começando a chegar. E fica também o sentimento de gratidão pelas pessoas que estiveram presentes com a gente em todos esses anos de luta, à nossa equipe incrível e a nossa família que sempre nos apoiou em tudo", celebra o diretor do festival, Jeft Dias.

É primeira vez que o Psica é realizado no Mangueirão, e vai celebrar a cultura periférica com grandes atrações da cultura preta da Amazônia e do Brasil. Jorge Ben Jor, Alcione com participação Mc Tha, Viviane Batidão com participação de Gaby Amarantos, as aparelhagens Tudão Crocodilo e Búfalo do Marajó são estrelas confirmadas nos dois dias pagos do evento. Também dispostos em quatro palcos, dois deles simultâneos, novos nomes da música nacional completam o lineup, como FBC, Rachel Reis, Jaloo, Gang do Eletro, Majur, Don L part. Nego Gallo, Odair José & Azymuth, Slipmami, Suraras dos Tapajós, entre outros.

“Nos anos anteriores, montar a programação sempre foi muito difícil, muito dura. Esse ano foi bem mais leve, deu pra fazer com o coração mais aberto, porque a gente tinha mais tempo pra trabalhar. Foram muitos anos pra gente chegar na fórmula perfeita que, ao meu ver, é essa que a gente tá tendo. Tem vários pilares da música brasileira, tem Jorge Ben, tem Alcione, misturados com vários artistas da nova geração como Rachel Reis, FBC, Jaloo, e tem a nossa regionalidade muito presente e em destaque, como é o caso da Viviane Batidão com Gaby Amarantos, as maiores aparelhagens do Pará estão aqui… Eu consigo enxergar esse line up como um dos maiores line ups do Brasil. Não é porque fui eu e o Jeft que fizemos, é porque tu vais encontrar um mix do que é o Brasil, tem tudo ali, tem vários Brasis num só festival e isso é lindo", comenta Gerson Junior, diretor do evento.

Com informações da Ascom Psica