Mais de 10 mil pessoas participaram da primeira edição de Uma Noite no Museu de 2024 na noite desta sexta-feira, 5, nos equipamentos culturais do Estado e nos museus convidados. Além dos museus e memoriais do Estado, a edição também contou com a participação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), do Museu de Arte de Belém e do Centro de Memória da Polícia Militar do Pará.
Os visitantes puderam conferir novas exposições nos espaços museais. “É a minha primeira vez vindo no museu na minha vida inteira e está sendo uma ótima primeira oportunidade, porque os quadros que eu tô vendo agora são completamente diferentes do tipo de arte que eu acabo consumindo”, contou com o estudante Alexandre Barbosa de Brito, 21 anos.
No museu do estado do Pará, a reserva técnica estava aberta para o público conhecer mais sobre o acervo. A estudante de jornalismo, Aline dos Santos Magno, de 22 anos, ficou curiosa com o espaço. “Eu tô achando tudo muito legal, curioso. É a primeira vez que venho aqui”. No Parque Cemitério, o público participou de uma visita guiada.
A iniciativa também abre espaço para o empreendedorismo com o Preamar da Criatividade com a comercialização de produtos produzidos por produtores locais.
A programação musical foi por conta do show da Amazônia Jazz Band com um repertório eclético.