Semana Nacional dos Museus tem ampla programação nos espaços da Secult

‘Museus, educação e pesquisa’ é o tema da 22ª edição do evento nacional, que vai oferecer gratuitamente exposições, oficinas e palestras, além de apoio à Luta Antimanicomial
Por Juliana Amaral (ASCOM)
11/05/2024 19h44

O Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (SIMM/Secult) promove, a partir de segunda-feira (13), a 22ª Semana dos Museus. A programação é nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Mais de mil instituições culturais e educativas em todo o Brasil participarão desta edição.

O tema "Museus, educação e pesquisa", proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), coordena a programação gratuita, alusiva ao Dia Internacional de Museus - 18 de Maio. A data também marca a Luta Antimanicomial, por isso a agenda inclui a Semana de Arte e Loucura.

Museu do Estado do Pará terá vivência na Reserva Técnica de Arqueologia

“O Sistema Integrado tem uma coleção bastante diversificada, que permite à população o acesso a um universo bastante abrangente da cultura amazônica. A Semana dos Museus vai tratar sobre temas importantes, para ampliar a perspectiva da população em relação aos museus, o que são essas instituições e o papel que exercem. Vamos abordar desde a luta antimanicomial, passando pelas questões de catalogação e pesquisa de acervos museológicos, em especial a educação no museu”, informou Armando Sobral, diretor do SIMM/Secult.

Do dia 13 a 19 de maio, a exposição “Eneida Simplesmente”, sobre a escritora paraense Eneida de Moraes, pode ser visitada no Museu da Imagem e do Som (MIS), assim como o acervo audiovisual do espaço.

No dia 15 (quarta-feira), o Salão Transversal do Museu do Estado (MEP) recebe a mesa-redonda “Processo de pesquisa em acervo de arte contemporânea”, às 9h, com Rosângela Brito e Deyseane Ferraz, e mediação de Renata Maués.

No dia seguinte (16), haverá a mesa-redonda “Arte, cultura e saúde mental”, às 14h, abrindo a Semana de Arte e Loucura. A mesa será composta por Jureuda Guerra, presidente do Conselho Regional de Psicologia, e os representantes do Movimento de Luta Antimanicomial, Ester Maria Oliveira de Souza e Antônio Sena, com a mediação de Tamyris Monteiro, diretora do MEP. A ação é voltada para pessoas em situação de rua, e alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial.

Na sexta-feira (17), o MEP promove uma vivência na Reserva Técnica de Arqueologia, às 9h, quando serão apresentados os resultados das prospecções realizadas no Cemitério da Soledade e no Memorial da Consciência Negra. Mais tarde, as atividades da Semana de Arte e Loucura serão na calçada lateral do MEP. Às 15h, o grupo “Eu sou Angoleiro” promoverá oficina de capoeira, e às 17h o grupo “Frutos do Pará” apresentará uma roda de carimbó.

No sábado (18), a programação iniciará no jardim do MEP, às 9h, com prática de Hatha Yoga guiada e, logo em seguida, às 10h, a vivência artística com estampagem de grafismos indígenas. A Semana de Arte e Loucura encerra às 17h, com o cortejo do Boi Marronzinho pelas ruas do centro histórico, saindo do Museu do Estado.

Centro histórico e Mangal - Na Casa das Onze Janelas (Cojan), as ações ocorrerão nos dias 16, 17 e 18, sempre das 10h às 12h, na varanda superior. A iniciativa inclui visita ilustrada e oficina de estamparia, com ênfase na educação patrimonial baseada no acervo de arte pública da Cojan e dos prédios históricos do Complexo Feliz Lusitânia.

No Memorial Amazônico da Navegação (MAN), no Parque Mangal das Garças, nos dias 18 e 19 haverá a montagem de canoas em miriti, das 9h às 12h.

O Forte do Presépio proporcionará ao público infantil o acesso ao processo artístico e criativo, com a ação “Curumim no Museu”, com atividades manuais e imagens para colorir e recortar. As ilustrações remetem ao acervo dos museus e à biodiversidade amazônica. A atividade será no dia 15, das 9h às 11h.

Na sexta-feira (17), a vivência na Reserva Técnica de Arqueologia apresentará resultados das prospecções realizadas no Museu do Forte do Presépio, das 14h às 17h. No sábado (18), a ação será das 9h às 12h, com a produção de pinturas e desenhos, com auxílio dos técnicos educadores, no jardim do Forte.

Educação patrimonial - O Parque Cemitério Soledade viabiliza um trabalho de educação patrimonial a partir do desenho da arquitetura histórica do espaço. A vivência com o desenho de observação será no jardim do Parque Cemitério, das 9h30 às 12h, na sexta-feira (17). No domingo (19), a professora Amanda Menezes comandará uma visita guiada ao Parque Cemitério, às 9h.

Nos dias 18 e 19, o Museu de Gemas do Pará, no Espaço São José Liberto, promoverá a exposição “Memorial Padre Bruno: A Caminho do Emaús”, no anfiteatro da Casa do Artesão. A visitação pode ser feita das 9h às 17h.

O Museu do Marajó, no município de Cachoeira do Arari, transmitirá pelo canal no YouTube da Secult três palestras no dia 15. A primeira, às 10h, vai abordar a "Linguagem Expositiva do Museu do Marajó", pela turismóloga Niceleia da Cruz. À tarde, a museóloga Sandra Rosa falará sobre "Museu do Marajó: o estudo da sistematização da documentação museológica à Coleção Computadores Caipiras”, às 15h.

A programação do dia será encerrada pela museóloga Stephanie Lobato, às 16h, com um relato de experiência sobre a gestão de acervo em trânsito.