Notícias

Casa das Onze Janelas recebe exposição com temáticas femininas, nesta sexta-feira (12)

Mais de 70 artistas mulheres compõem a exposição montada a partir do acervo da Secult
Por Juliana Amaral (ASCOM)
11/07/2024 17h32

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) abre, nesta sexta-feira (12), a exposição “Repara aí, mana! Mulheres artistas no acervo do SIMM/Secult”, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan). A mostra apresenta a produção realizada por artistas mulheres, em sua maioria presentes na coleção do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. A visitação permanece aberta até o dia 8 de setembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. 

A exibição reúne obras que refletem lutas femininas individuais e coletivas, com diferentes percursos, mostrando a contribuição da mulher e seu papel transformador na sociedade. O termo 'repara’ foi escolhido como forma de instigar um pensamento crítico sobre quem são essas mulheres que produziram e estão fomentando a arte em nosso território.  

“O processo curatorial, na verdade, não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Ele é fruto de uma vivência, diante das coleções, uma vivência diante desse acervo existente na Secretaria de Cultura. A exposição surge de uma demanda do sistema de museus, mas também de uma necessidade da gente trazer à tona essa discussão sobre uma produção artística feita por mulheres”, conta Renata Maués, que assina a curadoria da mostra, junto com Nando Lima. 

“São obras muito potentes, que vão tratar várias questões, são percursos diversos que abordam inúmeros temas, com um potente trabalho criativo onde os elementos visuais trazem uma carga imagética e simbólica muito forte”, conclui Maués. 

Ao todo mais de 70 artistas compõem a exposição, com cerca de 100 obras em telas de representações figurativas, paisagens abstratas, esculturas, instalações, fotografias, peças em cerâmica, entre outras.