Nesta terça-feira (16), se inicia mais uma edição do projeto 'Expresso Cultural", iniciativa do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac). Sete Usinas da Paz (UsiPaz) levarão grupos de suas respectivas comunidades para participar da programação, que, vai até sexta-feira (19), no Museu do Estado do Pará (MEP). O programa funciona como uma ferramenta de educação patrimonial, cultural e artística.
A atividade consiste em uma experiência imersiva na exposição “Bancos Indígenas do Brasil”, com oficina sobre a produção dos bancos, e a cultura indígena que a mostra apresenta.
As UsiPaz Marituba, Icuí-Guajará, Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas/Condor e Terra Firme participarão do programa. “A proposta do Expresso Cultural é aproximar a comunidade, aproximar o público da experiência cultural que os museus se propõem a apresentar para a sociedade. O programa já ocorre há algum tempo e dessa vez vai oferecer a oficina sobre a exposição dos Bancos Indígenas do Brasil. A ideia é justamente democratizar o acesso aos museus e às exposições temporárias que ocorrem aqui no Museu do Estado do Pará”, conta o diretor do MEP, Bruno Silva.
As oficinas serão desenvolvidas pela BEI, editora responsável pela exposição que reúne representações dos povos Asurini do Xingu, Araweté, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana, entre outros. As peças, em sua maioria, são esculpidas em formatos de animais que traduzem formas, cores e grafismos da arte indígena.
Confira o cronograma completo
16/07 (terça-feira) - manhã (9h): Marituba
16/07 (terça-feira) - tarde (14h): Icuí-Guajará
17/07 (quarta-feira) - manhã (9h): Cabanagem
17/07 (quarta-feira) - tarde (14h): Benguí
18/07 (quinta-feira) - manhã (9h): Guamá
18/07 (quinta-feira) - tarde (14h): Jurunas/Condor
19/07 (sexta-feira) - manhã (9h): Terra Firme