Entre os dias 13 e 18 de agosto, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult), promove o Preamar do Patrimônio. A programação é voltada para a valorização e preservação do patrimônio cultural e ocorre em alusão à Semana do Patrimônio Cultural, que circunda o “Dia do Patrimônio Cultural”, comemorado no dia 17.
A programação inicia com a exposição "Repara Aí, Mana!", aberta de 13 a 18 de agosto, das 9h às 17h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan). A mostra apresentará obras de artistas mulheres do acervo do SIMM/Secult. Nos dias 14 e 17, das 10h às 12h, a varanda superior do Cojan sediará a visita ilustrada "Um Museu a Céu Aberto", destacando as edificações históricas e obras do complexo paisagístico Feliz Lusitânia.
Nos dias 15 e 17, o Museu do Estado do Pará (MEP) realizará uma oficina de grafismo em um diálogo com a exposição "Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, em cartaz no MEP. A atividade será guiada por Ana Karolina Gomes e Andrea Lemos Rita Silva. Também ocorrerá a "Vivência de Construção e Criação: Montagem de Maquetes dos Prédios Históricos de Belém", com atividades de montagem de maquetes em papel.
Ursula Vidal, titular da Secult, destaca que a programação é uma oportunidade para aproximar o público dos museus, reforçando o senso de pertencimento em relação ao patrimônio. "Queremos cada vez mais romper com essa ideia dos museus apenas como locais de preservação; são espaços de fruição, onde a cultura é plenamente vivenciada. Essa semana é um convite para que o público se conecte com esses espaços de forma ativa e participativa”, afirma.
Outras atividades - Nos dias 17 e 18, das 9h às 17h, no Museu de Gemas/ Anfiteatro do Espaço São José Liberto, será apresentada ao público a "Cartografia Social da Terra Firme", com maquetes e fotografias do bairro Terra Firme, organizada por Mailde Santos. Ainda no dia 17, às 16h, o Museu do Círio apresentará o concerto "Círio em Canções" com o Maestro Tinnoko Costa e Léo Meneses, organizado por Márcia Yamada e Edileno Martins.
No mesmo dia, das 14h às 18h, o Museu do Marajó, localizado no município de Cachoeira do Arari, realizará uma feira cultural com artesanato e gastronomia, em parceria com a Cooperativa da Lojinha. O público também poderá participar, no mesmo horário, de atividades de pintura e desenho sobre arqueologia marajoara. As crianças da Creche Pingo de já estão confirmadas para a atividade.