Na manhã desta terça-feira, 16, cerca de 50 crianças da Usina da Paz (UsiPaz) de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), acompanharam a primeira visita do projeto "Expresso Cultural" ao Museu do Estado do Pará (MEP). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). No MEP, as crianças tiveram uma experiência imersiva na exposição "Bancos Indígenas do Brasil".
"O 'Expresso Cultural' permite que muitas crianças e jovens, que geralmente não frequentam museus, conheçam nossas exposições, espaços e projetos. O objetivo é trazer a comunidade para dentro do museu e apresentar o que temos aqui. Nesta edição, temos a exposição 'Bancos Indígenas do Brasil'. Além disso, oferecemos oficinas na biblioteca para enriquecer a experiência do acervo exposto", explicou Bruno Silva, diretor do MEP.
Raniel Santos, de 14 anos, estava entre as crianças que visitavam um museu pela primeira vez. Ele, que participa das atividades da UsiPaz Marituba há cerca de três anos, contou que estava empolgado com a novidade. "Nunca tinha vindo pra algo assim e estou gostando bastante", disse, com os olhos atentos às peças da coleção BEI, que reúne bancos de diversos povos indígenas da Amazônia.
Já Felipe Aleixo, professor de Educação Física na UsiPaz Marituba, que acompanhou as crianças na visita, fez questão de destacar a importância da iniciativa para os alunos. "É uma experiência muito boa para essa criançada, até porque eles quase da área nde moram. A Usina de Marituba é próxima ao rio, então tem essa característica ribeirinha; é muito difícil para eles saírem de lá", explicou Felipe.
O professor também ressaltou o impacto cultural da visita. "Tem muitas crianças aqui que não sabiam nem como chegar na BR (316). Então, para eles, essa é uma experiência que vai ser muito enriquecedora, com certeza. Tanto para eles quanto para quem tá acompanhando", acrescentou o professor. Ele finalizou que, além do ambiente novo, aprender sobre a cultura dos povos indígenas "é extremamente benéfico para os jovens".
Expresso Cultural
Ao todo, as sete UsiPaz da RMB participarão desta edição do projeto. As oficinas, desenvolvidas pela BEI, editora responsável pela exposição, apresentarão representações dos povos indígenas Asurini do Xingu, Araweté, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana, entre outros. As peças da exposição são esculpidas em formatos de animais que traduzem formas, cores e grafismos da arte indígena.
Além de Marituba, o MEP também receberá visitas das UsiPaz do Icuí-Guajará, de Ananindeua, na tarde desta terça-feira (16/07); da Cabanagem, na manhã de quarta-feira (17/07), e do Benguí, na tarde do mesmo dia; do Guamá, na manhã de quinta-feira (18/07), e do Jurunas/Condor, à tarde; e finaliza com a UsiPaz Terra Firme na manhã de sexta-feira (19/07).