Secult lança edital para o III Encontro de Pesquisa e Patrimônio Cultural

Por Amanda Engelke (ASCOM)
13/09/2024 16h32

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) do Pará, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), lançou na última quinta-feira, 12, o edital de participação para o III Encontro de Pesquisa e Patrimônio Cultural. O evento, que integra a programação da Semana Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural, será realizado de 6 a 8 de novembro de 2024, no Centro Cultural Palacete Faciola, em Belém.

Com o tema "Patrimônio Cultural e Sociobiodiversidade", o encontro busca divulgar pesquisas acadêmicas nas áreas de patrimônio cultural e ambiental, além de promover a integração entre ensino e pesquisa. Estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com vínculo comprovado em projetos de pesquisa, podem participar nas categorias de expositores, palestrantes ou ouvintes.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir de sexta-feira, 13, até o dia 30 de setembro, exclusivamente no link. Serão selecionados até 45 resumos de projetos para apresentação no evento, que ocorrerá no formato de "pitch", com duração de 10 a 15 minutos. As linhas temáticas incluem “Patrimônio Cultural, Ambiente e Sociobiodiversidade”, “Patrimônio Cultural e Relações Bioculturais”, “Patrimônio Cultural, Acessibilidade e Inclusão”, “Educação Patrimonial, Ambiental e Participação Social” e “Patrimônio Cultural e Linguagens".

Os trabalhos submetidos devem estar relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com atenção especial ao novo ODS 18, que trata da igualdade étnico-racial. A lista dos resumos aceitos será divulgada no dia 23 de outubro, e o prazo para recursos até o dia 27 do mesmo mês. O resultado está previsto para 4 de novembro. O edital completo está disponível no site da Secult.