Os servidores da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) receberam, na manhã desta segunda-feira (23), a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O encontro, marcado pela devoção, começou com a recepção da Imagem pelo secretário adjunto, Bruno Chagas, na sede da Secult, no Parque da Residência. Em seguida, os servidores seguiram em uma pequena procissão até o Teatro Gasômetro, também no Parque.
Na ocasião, o secretário falou sobre a importância do momento. “Para nós, da Secretaria de Cultura, é uma honra receber a Imagem Peregrina. É um evento religioso e cultural que representa a nossa maior celebração. Belém se enche de alegria, e para nós, servidores da Secult, é um momento ímpar sermos abençoados mais uma vez, por mais um ano”, afirmou Bruno Chagas.
A cerimônia foi conduzida pelo padre Paulo de Tarso, que enfatizou a importância da renovação da fé na preparação para o Círio. "O tema do Círio de Nazaré deste ano já nos leva à oração. As visitas da Imagem Peregrina em diversos cantos da cidade são uma convocação para renovar a nossa fé por meio de Maria, e renovar a fé significa compromisso”, destacou o sacerdote.
Após a celebração, os servidores tiveram um momento de devoção individual com a Imagem Peregrina, reforçando suas preces e agradecimentos.
Antonio Salame, coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), ressaltou que a missão da Imagem não se restringe apenas ao período do Círio. “A missão peregrina de Nossa Senhora é contínua e não se limita ao período do Círio. Ela percorre todo o estado do Pará, o Brasil e até mesmo fora do país, levando a mensagem de fé e esperança aos devotos”, explicou.
A visita da Imagem Peregrina faz parte das atividades que antecedem o Círio de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos e culturais do Brasil, que este ano tem como tema “Perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus”.