Neste sábado (19), o público de Belém poderá reviver ao vivo as trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema, como Star Wars, Harry Potter, Indiana Jones e Rocky. A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenterá músicas que marcaram a sétima arte para a Usina da Paz do Bengui, sob a regência do maestro Agostinho Fonseca Jr. O concerto começa às 19h, com entrada gratuita.
Agostinho destaca que as trilhas apresentadas “permeiam o imaginário de várias gerações”. Star Wars (1977), por exemplo, revolucionou o cinema de ficção científica, com a trilha de John Williams se tornando símbolo de aventuras épicas e batalhas intergaláticas. Já a saga mais recente de Harry Potter (2001), trouxe à vida o universo mágico de J.K. Rowling, com músicas que refletem mistério e encantamento.
Outros grandes sucessos, como O Vento Levou (1939), que marcou o cinema clássico, e as aventuras de De Volta para o Futuro (1985) e Indiana Jones (1981), também estão no repertório, prometendo despertar memórias nostálgicas no público. Já as trilhas de Rocky (1976) e Missão Impossível (1996) trazem toda a energia, ação e superação que transformaram esses filmes em referências de suas gerações.
Para o maestro, o concerto reforça a versatilidade da OSTP. “Só neste semestre, já fizemos ópera, música paraense, concertos sinfônicos e agora trilhas sonoras, que são tecnicamente desafiadoras, mas que executamos com muita competência”. Para ele, o repertório tem uma simbologia especial: “Na minha infância e adolescência, eu as escutava o tempo todo, e essas músicas antigas me trazem muita nostalgia”, comenta Agostinho.
Essa será a primeira apresentação da OSTP na Usina da Paz do Bengui. Juliana Chaves, coordenadora-geral do complexo, destaca a satisfação da comunidade com a iniciativa. Ela adianta que, antes da apresentação da OSTP, os alunos de música da Usina terão a oportunidade de subir ao palco. “Será uma experiência única para os nossos alunos, que vão abrir o concerto e depois apreciar músicos profissionais", afirma.
O concerto faz parte do projeto “Sons da Paz”, uma iniciativa do Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Articulação da Cidadania (Seac), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). Ao longo do ano, o projeto conta com diversas apresentações da OSTP e da Amazônia Jazz Band nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém.
Serviço: Projeto Sons da Paz - OSTP apresenta trilhas sonoras de clássicos do cinema na Usina da Paz do Bengui
Data: Sábado, 19 de outubro de 2024
Horário: 19h
Local: Usina da Paz do Bengui (Estrada do Bengui, s/n, ao lado do Parque de Retenção do Detran)
Entrada: Gratuita