Secult recebe o programa ‘Papo Previdenciário’ do Igepps

Os servidores tiveram a oportunidade de aprender sobre conceitos básicos de aposentadoria
Por Juliana Amaral (ASCOM)
23/10/2024 13h56 - Atualizada em em 24/10/2024 10h54

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) recebeu o programa “Papo Previdenciário”, do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (Igepps). O evento foi articulado pela Gerência de Pessoas por meio do Núcleo Psicossocial da Secult e contou com duas palestras para os servidores da secretaria.

“Já faz um tempo que a gente estava com a proposta de trazer essa reflexão, de trazer uma equipe do Igepps para fazer uma fala para os nossos servidores. Além disso, a proposta desse encontro também é enriquecer o programa ‘Novos Rumos’, aqui da Secult, que é voltado para as pessoas que estão em processo de aposentadoria. Então, a gente pensou em trazer os parceiros para enriquecer o debate conosco acerca desse tema que é tão importante.” Conta Lídia Reis, assistente social da Secult.

A primeira palestrante, técnica previdenciária Marcella Takeshita, falou sobre longevidade e aposentadoria, perpassando por tópicos como o envelhecimento ativo e saudável, planejamento de vida e educação financeira.
Já a segunda palestra tratou sobre questões mais técnicas, como as mudanças a partir da reforma da previdência de 2019 e mais especificamente das normas aplicadas no Estado do Pará.

“O Papo Previdenciário é um programa do Igepps que leva a educação previdenciária para os órgãos do Estado, então a ideia é a gente chegar perto do servidor, estar próximo dele e da realidade dele, levando em consideração o cargo, o órgão, porque são fatores que diferenciam o momento da aposentadoria. A ideia é levar a reflexão sobre a aposentadoria de uma forma personalizada para os órgãos do Estado.” Explica Luísa Porto, técnica previdenciária e advogada no âmbito do Direito Previdenciário.

O público recebeu uma cartilha com mais informações técnicas, e ao final das palestras os servidores participaram levantando questões sobre a condição particular de cada um, que foram esclarecidas pela advogada.