A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) entregou, na noite desta quarta-feira (26), a sala Cine Guanabara, na Estação Cultural de Icoaraci, em Belém. O novo espaço é dedicado à exibição de produções audiovisuais e a mostras culturais. A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, de artistas, cineastas e moradores de Icoaraci.
O nome é uma homenagem a um antigo cinema do distrito. O novo espaço foi criado após a readequação de uma sala na Estação Cultural. A iniciativa também engloba outros equipamentos gerenciados pela Secult, com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Mais de R$ 3,7 milhões foram destinados à implantação de salas de cinema, em diferentes equipamentos.
“Esse espaço é mais do que um cinema. É um local de encontro, criação e valorização das expressões artísticas do nosso povo. Ter essa sala em Icoaraci é reconhecer os saberes ancestrais que se mantêm vivos aqui”, destacou a secretária Ursula Vidal.
Tradição - Também foi aberta ao público a exposição “Cerâmica: Histórias de Vidas, Memórias e Tradições”, com obras dos ceramistas paraenses Mestre Cardoso, Levy Cardoso e Inês Cardoso. A curadoria é do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult), e a mostra permanece aberta à visitação por um mês, na própria Estação.
A sala foi aberta com a exibição dos curtas-metragens “Música de Mestre” e “Arte de Mestre”, da cineasta Auda Piani, que documenta, ao longo de mais de 15 anos, a arte ceramista e outras expressões culturais do Pará. “Esses filmes são um esforço de longa data para documentar o conhecimento transmitido de geração em geração pelos ceramistas paraenses. É uma alegria enorme ver esse trabalho ganhando vida em um espaço tão simbólico como o Cine Guanabara”, afirmou Auda Piani.
Nesta sexta-feira (27), a programação continua com quatro sessões das animações “Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari” e “Umassuma – Lascas de Memória”, de Andrei Miralha e Guaracy Jr., às 10h, 10h30, 11h e 11h30.
A Sala Cine Guanabara está aberta ao uso da comunidade, de escolas e fazedores de cultura, mediante agendamento prévio pelo e-mail estacaocultural.secult@gmail.com.