O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entrega no próximo dia 14 de agosto a antiga Estação Ferroviária de Icoaraci totalmente revitalizada e, no dia 15, a segunda fase das obras do Memorial da Cabanagem, localizado no Complexo Viário do Entroncamento. Em visita técnica realizada na tarde desta sexta-feira (31), a titular da Secult, Ursula Vidal, e o deputado estadual Igor Normando acompanharam a realização dos trabalhos.A secretária Ursula Vidal (c) durante a visita às obras no Memorial da Cabanagem
O diretor de Economia Criativa da Secult, Stefani Henrique, responsável pela Estação Ferroviária, explicou que será um espaço para estimular a cultura alimentar e de artesanato em Icoaraci, distrito de Belém. Com a revitalização, o local terá cozinha, sala para prática artística, sala multiuso, palco, camarim, banheiros, sala de administração, nove barracas para a feirinha, sendo três de alimentos e seis para artesanato, entre outros ambientes.
A secretária Ursula Vidal falou sobre o processo de ocupação do espaço. "Estamos fazendo escutas desde o ano passado com coletivos de arte e cultura para que essa seja uma ocupação híbrida, que atenda tanto às necessidades de comercialização dos produtos de artesãs e artesãos, da cultura alimentar, como também um espaço dedicado a oficinas de arte e cultura, de fruição para a produção audiovisual, das artes visuais e de utilização como espaço para shows, respeitando o impacto para a vizinhança. Será um espaço de harmonia com todas as pessoas que têm essa necessidade de utilização do espaço, mas também um presente para a comunidade do entorno", disse a secretária.
"Estar aqui neste espaço histórico, que está sendo devolvido à Belém, é um motivo de muito orgulho para nós. Um local tão importante no coração de Icoaraci, e que vai ser um ambiente para que as pessoas possam ter mais acesso à cultura, ao lazer e entretenimento e, ao mesmo tempo, fazer com que a cidadania possa reinar. Ver este lugar sendo tratado com respeito e carinho é muito gratificante", ressaltou o parlamentar.Ursula Vidal (c) e os demais integrantes da visita técnica à Estação Ferroviária de Icoaraci
Monumento – Em dezembro de 2019, o governo entregou a primeira fase de revitalização do Memorial da Cabanagem, que incluiu limpeza, pintura, nova iluminação, readequação da cripta para se transformar em memorial, paisagismo e pequenos reparos estruturais. Na ocasião, foi aberta ao público a exposição temporária "Vozes da Cabanagem", montada na cripta onde estavam os restos mortais de líderes da revolta popular. Nesta segunda etapa serão entregues os banheiros, área administrativa e calçamento.
De 15 de agosto até dezembro, a cripta abrigará uma exposição temporária com oito painéis, sendo seis sobre o movimento da Cabanagem e dois dedicados ao Monumento. Sobre as cinco lápides existentes no local serão colocadas pedras de granito preto, com 1.953 nomes de cabanos que morreram durante o movimento, além de uma animação sobre a Cabanagem. A mostra será aberta ao público, com entrada franca.