Parque Urbano Belém Porto Futuro começa a receber público e se torna opção de lazer para paraenses e turistas

Aberto ao público das 6h às 22h, novo espaço também é procurado para a prática de atividade física
20/08/2020 10h39

Muita gente já começou a visitar o novo espaço público na manhã desta quinta-feira (20)“O espaço está muito bonito, Belém precisava de um local assim. Só espero que as pessoas saibam cuidar, não depredem esse patrimônio que é de todos nós”. As palavras são do aposentado Valdeci Gomes, 64, que visitou na manhã desta quinta-feira (20), o Parque Urbano Belém Porto Futuro. Assim como ele, muitas pessoas foram conhecer o novo espaço voltado para práticas esportivas, culturais e de lazer da capital paraense.

Última parte das obras que compõem a primeira etapa do projeto Porto Futuro, o Parque Urbano foi aberto ao público, na quarta-feira (19), após a Companhia Docas do Pará (CDP) repassar a gestão do espaço para o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Parque Urbano Belém Porto Futuro é voltado para práticas esportivas, culturais e de lazer da capital paraense

Seu Valdeci estava acompanhado da esposa, Sandra Gomes, 53. Eles moram em Icoaraci e tiraram um tempinho nas tarefas do dia para visitar o local. O casal planeja levar os netos para passear quando estiverem em Belém. “Eles moram em Goiânia. Por enquanto, só vão ver por fotos mesmo. Mas, assim que puderem vir ao Pará, quero trazer eles aqui para brincar no espaço das crianças”, disse o aposentado.

Medidas de prevenção à Covid-19 são tomadas no espaçoA segurança e o respeito às normas sanitárias foram outros pontos destacados pelo casal. “Aqui vemos policiamento e fiscalização, isso nos tranquiliza. Na entrada, verificaram nossa temperatura, usamos álcool em gel e até agora não vimos ninguém sem máscaras. Acho que se todos fizerem sua parte para seguir as regras, poderemos continuar usufruindo desse espaço sem ter maiores problemas”, frisou Sandra.

O Porto Futuro vai funcionar todos os dias, das 6h às 22h. A entrada é gratuita e o uso de máscaras é obrigatório, assim como a observação e respeito às demais orientações de segurança sinalizadas no local.

Com o objetivo de aumentar a área de sombreamento do Parque e garantir mais conforto aos usuários e visitantes do local, no próximo sábado (22), às 17h, haverá um ato simbólico para plantio de árvores.

Práticas esportivas – Nazaré Lima, 64, acordou cedo e também fez questão de ver de perto o Parque, mas aproveitou para fazer atividade física. Com energia de sobra, a aposentada pretende curtir muito o espaço público. “Para pessoas idosas e crianças, às vezes não há áreas assim aqui perto. O local onde eu fazia minhas atividades físicas, como corrida e hidroginástica, está fechado temporariamente. Então, quando eu soube que o Porto Futuro estaria aberto, coloquei meus tênis e corri para cá”, conta.

Espaço é destinado para a prática esportiva, com diferentes opções como o ciclismo

Ela ressalta a importância de ver a cidade cada vez mais bonita e equipada. “Não é bom apenas para os moradores, que ganham mais um local para se exercitar e passear, mas também para atrair turistas para a nossa cidade quando passar a pandemia. Isso é uma coisa maravilhosa, estou adorando e vou aproveitar para estar sempre aqui”, complementou.