Inscrições abertas para Minicurso sobre Gestão do Patrimônio Arqueológico

20/08/2020 15h30

A segunda edição do Minicurso sobre Gestão do Patrimônio Arqueológico do Pará está com inscrições abertas até o dia 23 de agosto. A capacitação é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Dphac) e Museu do Estado do Pará (MEP), e acontece entre os dias 26, 27 e 28 de agosto de 2020, das 9h às 12h, via Google Meets (virtual).

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link. Serão disponibilizadas 80 vagas para o público externo e 20 para convidados. O curso é totalmente gratuito e será ministrado pelo historiador e doutor em Arqueologia, Paulo do Canto. Gestores municipais, profissionais da área, educadores, estudantes e demais interessados na temática podem participar.

“Vamos abordar a importância da gestão do patrimônio arqueológico para a preservação, pesquisa, informatização, acessibilidade e difusão dos diversos acervos arqueológicos. Também apresentaremos alguns resultados do inventário arqueológico, o que ainda não tínhamos na primeira versão do curso”, esclarece o professor Paulo do Canto.

A primeira edição do minicurso teve alta demanda de inscrições. Entre os participantes, 62% eram estudantes e 38% profissionais de diversas áreas, como arquitetura, museologia, história, entre outras. A diretora do MEP Cassia da Rosa, comemorou o resultado. “Foi uma experiência muito positiva, conseguimos alcançar 19 municípios, inclusive de fora do Estado. Os participantes esclareceram suas dúvidas e foram bastante participativos ao longo do curso”, conta.

Ela explica ainda o que os inscritos da segunda edição podem esperar com relação ao conteúdo. “Nesse segundo encontro, serão priorizados assuntos relacionados às principais dúvidas dos participantes e resultados das atividades em andamento na Reserva Técnica de Arqueologia do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Quem não conseguir participar agora, terá a oportunidade de entrar no módulo 2, que estamos planejando para outubro, com conteúdo mais aprofundado e mais resultados de pesquisa”, adianta a diretora.

Para os interessados em participar do minicurso, a organização informa que serão emitidos certificados. O recebimento está condicionado ao preenchimento do questionário, disponibilizado pela equipe ao final da capacitação. Em caso de dúvidas e outras informações, basta entrar em contato por e-mail ou pelo telefone (91) 4009-8513 (segunda a sexta, das 8h às 14h).

Serviço:
Minicurso sobre Gestão do Patrimônio Arqueológico
Data: 26, 27 e 28 de agosto de 2020
Via Google Meets (virtual)
Inscrições: até 23 de agosto, pelo formulário disponível no link .