Notícias

Mostra de Teatro Nilza Maria inicia no dia 10 no Da Paz

Programação no Theatro da Paz inclui apresentações dos grupos Gruta, Musas Cia. Teatral, Teatro de Apartamento, Palhaços Trovadores e Escola de Teatro e Dança da UFPA
Por Amanda Engelke (ASCOM)
04/04/2026 11h40

A VI edição da Mostra de Teatro Nilza Maria retorna ao palco do Theatro da Paz, em Belém, no período de 10 a 12 de abril, com cinco montagens para celebrar a produção cênica no estado do Pará, com entrada franca.


Este ano, a iniciativa celebra a vida e o legado do ator, diretor e figurinista Salustiano Vilhena, fundador do grupo Gruta de Teatro, o de maior longevidade da capital paraense, criado em 1967.

“Faço teatro desde da década de 60. Fui um dos fundadores de um dos grupos mais importantes da Amazônia, que é o Grupo Gruta de Teatro. E ser homenageado em vida, sem dúvida, é uma satisfação e um motivo de orgulho muito grande, pois é a consagração e o reconhecimento de que tudo valeu à pena. E, ainda, ser homenageado na Mostra que leva o Nome da minha amiga e grande atriz paraense Nilza Maria, é uma honra inarrável”, declara o homenageado.

Para o diretor do Theatro da Paz, Edyr Augusto Proença, a ação é uma oportunidade de apresentar a produção de teatro produzida em Belém e no Pará. “O Pará e Belém têm uma longa tradição teatral e a mostra abre espaço para mostrar a produção teatral local. Todos os espetáculos terão entrada gratuita para ampliar o acesso e todos terem a oportunidade de assistir as montagens. A ideia é ser viável para todos”, explica.

A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz visa a democratização do acesso à cultura. 

A programação inicia no dia 10 (sexta-feira), às 20h, com o espetáculo “Doroteia”, do grupo teatral Gruta, inspirada na obra homônima de Nelson Rodrigues e que narra a trajetória de Dorotéia após o falecimento do seu filho.  

No sábado, 11, às 16h, o público poderá assistir a montagem “Retratos de uma família nua”, da Musas Cia Teatral, com a retratação das tensões de uma família exposta em sua forma mais crua e verdadeira. A peça é inspirada na livre adaptação da obra Álbum de Família.

Ainda no dia 11, às 20h, com a peça “Desertos: Dois Homens. Dois Destinos. Um Amor”, do grupo Teatro de Apartamento. A montagem fala sobre o amor possível entre homens comuns, que resistem e se salvam mutuamente em um mundo hostil.

A edição da Mostra de Teatro Nilza Maria 2026 encerra no dia 12 (domingo) com dois espetáculos: às 11h com a montagem infantil “A Comédia da Esposa Calada que Falava Mais que Papagaio na Chuva”, dos Palhaços Trovadores; e às 18h com a peça “O Balcão”, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).

O Balcão é uma obra de 1955, que explora a alma humana em suas fendas mais profundas e multifacetadas por meio da narrativa sobre a vida de Jean Genet.  É uma crítica à sociedade burguesa e à natureza humana.

Todas as montagens são gratuitas e os ingressos podem ser retirados, a partir das 9h do dia de cada espetáculo, pelo site Ticket Fácil (ticketfacil.com.br) e na bilheteria do Theatro da Paz, com limite de duas unidades por pessoa.

Serviço:
VI Mostra de Teatro Nilza Maria
Período: 10 a 12 de abril
Local: Theatro da Paz
Ingressos: gratuitos com retirada a partir das 9h do dia de cada espetáculo pelo site Ticket Fácil (ticketfacil.com.br) e na bilheteria do Theatro da Paz ( 2 unidades por pessoa).


Programação:

10/04 - 20h: Espetáculo “Doroteia” - Grupo teatral Gruta (classificação:12 anos)
11/04 - 16h: “Retratos de uma família nua” - Musas Cia Teatral (classificação: 16 anos)/ 20h: “Desertos: Dois Homens. Dois Destinos. Um Amor” - Grupo Teatro de Apartamento (classificação: 12 anos)
12/04 - 11h: “A Comédia da Esposa Calada que Falava Mais que Papagaio na Chuva” - Palhaços Trovadores (classificação: livre)/ 18h: “O Balcão” - Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) (classificação: 18 anos).