Encontro literário traz a voz e a trajetória da escritora Conceição Evaristo

Por Úrsula Pereira (SECULT)
26/08/2019 22h31

Nesta terça-feira (27), a escritora Conceição Evaristo será a atração do Encontro Literário, às 20 h, no dia em que as vozes afro-brasileiras darão o tom dos debates e lançamentos na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que prossegue até o próximo domingo (1º), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Pela manhã, na Arena Multivozes, o Papo-Cabeça será sobre “Ancestralidade e tecnologia: instrumentos de representatividade e transformação social”, com a psicóloga e doutoranda Flávia Câmara, que também integra o Grupo de Pesquisa Nós Mulheres e o Conselho Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. Na programação também haverá intervenção artística com a performance de Lo Ojuara.

Na Arena Walcyr Monteiro, às 10h30, será lançado o CD da Banda Revolução Nuclear, com alunos da Unidade Técnica Especializada Yolanda Martins. Às 11h30, o público poderá assistir à performance teatral “Vista minha pele”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Mário Chermont.

Às 14 h, o caminho será aberto para o traslado da Marujada e da cultura popular de Bragança, na Arena Multivozes. Às 15 h, o público poderá assistir à palestra “Em defesa de uma agenda pan-africana na década internacional de afro-descendente”, com Basilele Malomalo. Em seguida, no mesmo local, às 16 h, haverá a mesa-redonda “A dimensão continua: o terreiro nunca saiu de nós!”, com Edson Catendê, e Jorge Rasta, mediada por Nazaré Cruz.

A programação do dia também inclui a roda de conversa “Dalcídio Jurandir e o ato narrativo das multivozes amazônicas", com Paulo Jorge Nunes, Fernando Jorge Farias e Edilson Pantoja, às 17 h; a palestra “Meu tambor está carregado”, de Don Pena, às 18h, e a mesa-redonda “Matriarcado e diversidades em comunidades de matriz africana. A importância da equidade para a construção do coletivo”, com Mãe Beth, Mãe Nangetu e Iyalorixá Nalva de Oxum, às 19h. A mediação será de Tainah Coutinho Jorge.

Trajetória – Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte (MG), em 29 de novembro de 1946. Concluiu os estudos no curso normal aos 25 anos, conciliando a vida acadêmica com o trabalho como doméstica. Formada, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou em concurso público para o magistério. Também cursou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na década de 1980, Conceição teve o primeiro contato com o grupo Quilombo Hoje, coletivo cultural responsável pela publicação da série Cadernos Negros. Estreou na Literatura em 1990.

Militante ativa do movimento negro, Conceição é mestra em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Autora de obras traduzidas em outros idiomas e publicadas no exterior, a escritora é professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serviço: A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que prossegue até 1º de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Visitação das 10 às 21 h, com entrada franca.