Amazônia Jazz Band apresenta concerto em homenagem a Sebastião Tapajós

Por Úrsula Pereira (SECULT)
27/08/2019 13h52

Nesta quarta-feira (28), às 21h30, a Amazônia Jazz Band (AJB) realiza concerto em homenagem ao violonista santareno Sebastião Tapajós, dentro da programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com participação especial do artista. A entrada é gratuita e a realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e apoio do Theatro da Paz e da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Com regência do maestro titular da AJB, Nelson Neves, o espetáculo será aberto com algumas composições internacionais como “Birdland”, de Josef Zawinul e arranjo de Mark Taylor; “Against All Odds”, composta por Phill Collins com arranjo de David Stout; “Manteca”, do célebre compositor Dizzy Gillespie. Já nesta primeira parte do concerto, a sonoridade paraense pede passagem com a canção “Foi Assim”, de Paulo André e Rui Barata. “É quase o segundo hino do Pará", brinca o maestro.

Homenagem ao violonista santareno contará com a participação do próprio artista, que será o convidado especial da noiteEm seguida, a banda recebe o convidado especial da noite, Sebastião Tapajós, que teve suas músicas arranjadas para o formato de big band pelo maestro. “Fizemos um mosaico, pois cada peça representa o ritmo da criatividade das músicas dele, tanto melodicamente, quanto ritmicamente. Cada música ficou com um ritmo: baião, samba canção, salsa, sambão, ou seja: uma variedade de estilos”, afirma Nelson Neves.

O maestro destaca que o compositor, natural das águas do Tapajós, no oeste do Estado, é reconhecido internacionalmente pela singularidade de seu virtuosismo ao violão. “Além de ser um compositor que transcende a barreira do regionalismo, ele é um compositor paraense, brasileiro e universal. As músicas falam dessa característica dele, por isso essa homenagem justíssima na Feira”, explica.

Sebastião Tapajós começou a estudar música com seu pai, ainda na infância. Em 1964, ingressou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, depois mudou-se para Espanha. Em ambos países estudou com o mestre compositor e violonista Emilio Pujol. O violonista já lançou mais de 50 discos e é consagrado no Brasil e no exterior.

- Birdland de Josef Zawinul
Arr. Mark Taylor

- Manteca de Dizzy Gillespie

- I-80 SHUFFLE de Andy Classen

Fala José de Marcelo Martins

- Against All Odds de Phil Collins
Arr. David Stout

Foi Assim de Paulo Andre/Rui Barata

- Barueri de Sebastião Tapajós

- Por um momento de Sebastião Tapajós

- Pássaro no Jardim de Sebastião Tapajós

- Pra Tânia de Sebastião Tapajós

- Bem Mais de Sebastião Tapajós

- Encontro de Família de Sebastião Tapajós
Arr. Nelson Neves

Serviço: A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que segue até 1º de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Visitação de 10h às 21h, com entrada franca.