A programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes desta quarta-feira (28) terá, entre tantas atrações, o Encontro Literário com a escritora paraense Socorro Simões, às 20 h, abordando as narrativas amazônicas, com mediação de Paulo Maués, e o show da Amazônia Jazz Band, às 21 h. O encerramento terá a participação do violonista paraense Sebastião Tapajós.
O músico Sebastião Tapajós encerrará a programação com o lançamento de ″Violões do Pará″Voltada à temática do dia, Vozes do Imaginário, a programação cultural na Arena Multivozes começará às 10h30 com o Papo Cabeça "O ecoar das lendas e suas impulsões”, com Cleni Guimarães (PA) e a Intervenção Artística: A Performance da “Lenda Maria Cachorro”. Às 14 h, haverá a roda de conversa "Acessibilidade Literária", com os paraenses Daniel Leite, Jarbas Silva e Rubens Faro, seguida da palestra "Vozes do Imaginário Marajoara", com Josebel Fares, às 15 h.
Às 16 e às 19 h, haverá duas mesas-redondas: com Saulo Sisnando e Clara Gianni, e mediação de Thyago Costa, debatendo a “Literatura de fantasia e horror feita no Pará”; e com Mauren Pavão Przybylski, da Bahia, e Alexandre Ranieri (PA), com o tema “Oralidade midiatizada”. Às 17 h, o público poderá participar da palestra “Amazônia Imaginal", com Vicente Cecim, e às 18 h da palestra "Sedução da voz e suas extensões", com Frederico Augusto Garcia (PR).
Na Arena Walcyr Monteiro, as atividades iniciarão às 10h30, com o Coral Canthus, do Colégio Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata, seguido de uma ação do Programa Égua do papo reto, às 11h30.
Às 15 h, a programação recomeçará no espaço com o espetáculo teatral Mukt Paier (Paulo Marat); seguido do sarau de lançamento da obra "As aranhas, os humanos e suas teias - a presença da tecnologia na relação museu-escola", e da exibição do mini documentário "IFNOPAP: uma nascente de histórias". Às 18 h, Luiz Peixoto encenará "Jabutigão", e às 19 h Tânia Santana apresentará o espetáculo teatral "Honorata".
Violões do Pará - No estande dos Escritores Paraenses, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) celebrará o início de sua parceria editorial com a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), lançando o primeiro livro da série literomusical "Violões do Pará". O selo inaugura seu trajeto memorialístico pelas mãos do compositor paraense, nascido em Santarém, Sebastião Tapajós. Cidadão do mundo, frequentador assíduo dos palcos mais prestigiados da música instrumental do planeta, ele fincou raízes em sua "Pérola do Tapajós".
O livro também é o primeiro de partituras de Sebastião Tapajós, e será dividido em três volumes, totalizando 116 partituras, divididas de acordo com a cronologia musical do compositor. O primeiro volume contém 26 partituras, desde meados de 1968, passando pelos anos 1980.
Na abertura da programação será exibido o documentário sobre a vida e a obra de Sebastião Tapajós, produzido pela TV Cultura do Pará, seguido do lançamento e sessão de autógrafos do livro da série Violões do Pará, às 17 h, no estande dos Escritores Paraenses.
Serviço: A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que prossegue até 1º de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Visitação das 10 às 21 h, com entrada franca.