Notícias

Secult anuncia vencedores do edital de Auxílio Montagem de Pássaros Juninos

Por Úrsula Pereira (SECULT)
27/08/2019 20h21

Com o objetivo de preservar e valorizar práticas da cultura popular, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), anuncia os vencedores do Edital de Auxílio Montagem Pássaros - 2019, que regulamenta a I Mostra Ópera Cabocla: Os Pássaros, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 06 de outubro, no Theatro da Paz, em Belém.

O edital selecionou 14 propostas, e cada uma das contempladas receberá o valor máximo de R$ 7 mil para auxiliar na montagem da apresentação. O palco do Theatro da Paz receberá os Pássaros Melodramas Fantasias e, no foyer, se apresentarão os cordões de pássaros, atendendo rigorosamente às normativas previstas no Regulamento de uso do Theatro da Paz. Os grupos também mostrarão sua arte no Programa Territórios pela Paz nas Escolas, de acordo com o cronograma da Secretaria no segundo semestre de 2019.

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, definiu o Pássaro Junino como "um território encantado da expressão cênica e musical, nutrido nas raízes multiétnicas da formação de nossa gente. São espetáculos singelos, que atravessam gerações graças ao amor e à dedicação de seus guardiões. O que vemos é um exercício de resistência extraordinário das expressões da nossa cultura popular".

Criação popular - O Pássaro Junino não é folclore; é teatro popular musicado, uma manifestação genuinamente paraense, que apresenta duas vertentes: Cordão de Pássaros e Bichos e Pássaro Melodrama Fantasia. É um teatro criado pelo próprio povo, a partir do talento dos brincantes e, talvez por este motivo, seja considerado por muitos pesquisadores como a mais importante contribuição da cultura paraense à cultura junina nacional. Não há registros de Pássaros Juninos em outros lugares. A origem deste tipo de manifestação remonta ao século XIX.

Para Adriano Barroso, diretor de Artes Cênicas da Secult, o Pássaro Junino é genuinamente a expressão maior da Amazônia, que ficou muito tempo sem atenção do poder público, e ainda assim resistiu e vem passando de geração a geração. "Durante o Ciclo da Borracha os pobres não podiam entrar no Theatro da Paz, e ficavam imaginando o que acontecia lá dentro. Assim surgiram vários espetáculos populares, entre eles o Pássaro Junino. Hoje, estamos fomentando novos espetáculos e novos autores, já que vamos lançar em breve o edital de dramaturgia", explicou.

Espetáculos habilitados ao Auxílio Montagem Pássaros Juninos:

- Pássaro Colibri de Outeiro;

- Pássaro Junino A Garça;

- Pássaro Uirapuru;

- Pássaro Pavão;

- Pássaro Tem-Tem do Mosqueiro;

- Pássaro Junino Tucano;

- Pássaro Junino Tem-Tem do Guamá;

- Pássaro Junino Beija-Flor;

- Pássaro Junino Rouxinol;

- Pássaro Junino Sabiá;

- Pássaro Junino Ararajuba;

- Pássaro Tangará;

- Pássaro Junino Pequeno Guará, e

- Pássaro Papagaio Real.