Cenário e figurino dão nova perspectiva visual à primeira ópera do Festival

Por Úrsula Pereira (SECULT)
05/09/2019 17h01

As novidades do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, que abre às 20h desta sexta-feira (6) com a ópera buffa “II Matrimonio Segreto”, de Domenico Cimarosa, vão além do canto e da música. Ao atingir a maioridade, a primeira temporada da programação ganha outra perspectiva visual graças ao cenário e ao figurino, que fazem a diferença no palco e prometem surpreender o público.

O diretor cênico Walter Neiva não detalha nada, prefere deixar que a platéia tire suas próprias conclusões. Porém, o que já se tornou público é que a designer de joias Isabela Blanco, reconhecida por seu trabalho de pesquisa histórica e criação autoral, idealizou as joias da ópera 'Il Matrimonio Secreto', que vestirão os personagens Carolina, Elisetta, Fidalma e Conde Robinson, e são inspiradas em suas personalidades e em momentos da trama.

Durante dois meses, a designer e o figurinista Fernando Leite mergulharam no rico século XVIII, desde peculiaridades da época até móveis, arquitetura, moda e histórias cheias de emoções. "Preparar essa coleção foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma diversão. O mergulho na moda, no estilo de vida, nos usos e costumes do século XVIII se transformou numa 'viagem' fundamental para entender o contexto da ópera", e continuou. "Sinto-me honrada em participar, e agradecida com a oportunidade que me foi dada por Fernando Leite e Walter Neiva, diretor do espetáculo", finalizou.

Isabela Blanco teve a liberdade de criar usando elementos ora divertidos, como botões em formato de nozes, ora românticos, como um camafeu vintage, mas com o desafio de manter a mesma paleta de cores dos trajes e acrescentar irreverência às peças. A joia que Conde Robinson veste, por exemplo, é um quebra-cabeças, pois, em determinado momento da ópera, suas decisões servirão para encaixar cada personagem em seu devido lugar.

Todas as joias foram confeccionadas artesanalmente em prata e bronze, e receberam banhos de ouro amarelo e ródio. Materiais como bakelite, fragmentos de chifre, botões antigos de resina e ametistas compõem as criações. Toda essa irreverência e estilo completam a cena. No palco, o cenário montado em tom sépia, lembrando uma fotografia antiga, permite que a entrada do elenco produza uma explosão de cores.

"Embora os solistas sejam monocromáticos, suas cores são vivas e intensas. As joias idealizadas por Isabella completam esse visual, por isso ela foi a minha primeira escolha. Ela tem um trabalho sério de pesquisa histórica e um background no universo da moda, artes e antiguidade. Ela não faz 'cópias' e sim interpreta períodos e estilos, imprimindo personalidade em tudo o que cria”, explica Fernando Leite, figurinista da ópera.

Pela primeira vez em Belém, Isabella se diz "ansiosíssima!", já que além de participar da estréia de Il Matrimonio Secreto, também ministrará uma palestra para empreendedores do Pólo Joalheiro e criadores da área. Ela falará sobre seu processo criativo, mercado de criação de joias no Brasil e ainda sobre um nicho que desponta demandando a criação de coleções de joias exclusivas para cinema, séries e outros segmentos. A palestra, que é gratuita, ocorrerá nesta sexta-feira (6), às 16h, no Foyer do Theatro da Paz.

No palco, o cenário montado em tom sépia, lembrando uma fotografia antiga, permite que a entrada do elenco produza uma explosão de cores.Il Matrimonio Segreto

Quando 'Il Matrimonio Segreto', de Domenico Cimarosa (1749-1801), estreou em 7 fevereiro de 1792 em Viena, faziam apenas dois meses que Mozart havia falecido e cinco meses que a Flauta Mágica havia estreado na mesma cidade.

Logo após a morte de Mozart, o imperador Joseph II morreria também e foi sucedido por seu irmão mais novo, Leopold II, que vivia na Itália, onde já se tornara amigo de Cimarosa e, ao assumir o trono, elege o compositor italiano como Maestro de Capella da corte vienense, lhe encomendando uma primeira ópera em dezembro de 1791.

A ópera estreou em uma matinê do Burgtheather de Viena e foi muito bem recebida pelo público e pela família real presente. Entusiasmado, Leopold II ofereceu um jantar para o elenco e pediu que a ópera fosse repetida na íntegra novamente. O que se transformou no mais longo bis da história da música.

Serviço:

A Ópera “Il Matrimonio Segreto”, a primeira do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, será nesta sexta (6), domingo (8) e terça (10), às 20h, no Da Paz (Praça da República). Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Theatro e os interessados também poderão adquirir pelo site www.ticketfacil.com.br . Os valores estão mais acessíveis e variam: platéia, varanda, frisas e camarote de 1ª ordem a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia); camarote de 2ª ordem a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia); galeria a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e paraíso a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações pelo telefone (91) 4009-8750.