Arquivo Público do Pará participa da Semana Nacional de Arquivos

Por Úrsula Pereira (SECULT)
03/06/2019 12h58 - Atualizada em em 15/12/2020 17h17

Entre os dias 4 e 5 de junho o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), realiza três eventos que fazem parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos. A ação é promovida pelo Arquivo Nacional (AN), órgão integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), subordinada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cidadania.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos que ocorrem nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. A data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e insere-se no calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e segue o tema proposto pelo ICA em 2019: Desenhando Arquivos.

No dia 04 de junho o Arquivo Público do Pará abrirá suas portas de uma forma diferente. Neste dia será possível conhecer os serviços técnicos desenvolvidos no local através de uma exposição de documentos que passaram pelo Laboratório de Preservação e Conservação, também de documentos digitalizados, assim como de transcrições desenvolvidas pelo Setor de Pesquisa.

Além de atividade de interação com o público em geral, como o desafio de transcrição de documentos com vários prêmios e das visitas guiadas pelos setores da instituição, também fará parte da programação uma oficina de manuseio de documentos históricos, dada pelo técnico do Arquivo Público, João Lopes. Essa oficina acontecerá das 10h às 11h, no próprio Arquivo Público.

Arquivo Público - Com 118 anos de existência, o Arquivo Público do Pará se consolidou como um dos principais locais de pesquisa do meio acadêmico. São cerca de 4 milhões de documentos que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano, tornando essa documentação extensa e ímpar. Com o seu acervo é possível compreender, por exemplo, a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas, os conflitos e revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais nos últimos quatro séculos.

Programação:
- Exposição dos serviços executados pelo Arquivo Público do Estado do Pará na sua documentação histórica.
Horário: 9h às 14h

- Oficina de manuseio de documentos históricos.
Horário: 10h às 11h

- Visitas guiadas e desafio de transcrição de documentos
Horário: 9h às 13h

Serviço: A 3ª Semana Nacional de Arquivos "Desenhando Arquivos" acontecerá entre os dias 4 e 5 de junho. O evento é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). O APEP está localizado na Trav. Campos Sales, 273 (esquina da 13 de Maio) - Campina. Mais informações pelo telefone: (91) 4009-4350.